quarta-feira, 30 de junho de 2010

Anúncio bizarro veiculado no jornal "folha de São Paulo"

O supermercado "extra" é um dos anunciantes da folha de são paulo. Ele tem veiculado nos meios de comunicação propagandas exaltando a copa do mundo e a seleção brasileira. Ocorre que, ontem, dia 29, um dia após o jogo do Brasil contra o Chile, apareceu uma propaganda do "extra" confortando o nosso país pela eliminação na copa do mundo (???) e dizendo "nos vemos em 2014". Que chinelagem! Isso é, no mínimo, absurdo. Ainda bem que essa empresa não existe aqui no RS. É uma vergonha...
Segue abaixo a notícia veículada pelo site (ou saite, como eles preferem) jurídico "espaço vital": http://www.espacovital.com.br/noticia_ler.php?id=19337



Diversos
|"Valeu, Brasil. Nos vemos em 2014!": em anúncio errado, patrocinador oficial se despede da Seleção Brasileira

(30.06.10)



"Em um anúncio publicado anteontem (29) - um dia depois da vitória do Brasil por 3 x 0 sobre o Chile - no caderno "Copa 2010" do jornal Folha de S. Paulo, a rede de supermercados Extra estranhamente se despede da seleção brasileira na Copa com um "Valeu, Brasil. Nos vemos em 2014!".

Não demorou para o erro ganhar o microblog Twitter. O equívoco, atribuído pela rede de supermercados ao jornal, foi duramente criticado pelo empresário Abílio Diniz, presidente do conselho de administração do Grupo Extra/Pão de Açúcar, no seu microblog: "Estou ao lado dos que se indignaram com o anúncio publicado erroneamente pelo jornal. Não compartilhamos com a impunidade e tomaremos as providências, que não eliminarão o erro, mas irá responsabilizar os culpados".

Na peça publicitária, a palavra "seleção" é escrita no idioma Zulu: "A I qembu le sizwe (seleção) sai do Mundial. Não do coração da gente".

Links disponibilizados, adiante, pelo Espaço Vital, direcionam ao anúncio errado , que saiu na página D9 e mostram o anúncio correto , que deveria ter sido publicado.

Em nota divulgada à imprensa, o Extra lamenta o erro ocorrido hoje na veiculação do anúncio: "A empresa informa que a Folha de S. Paulo errou na seleção do material para publicação e irá se retratar publicamente com a correção do material visto que, como patrocinador da seleção, a rede Extra tem sido um entusiasta do time brasileiro."

"Tremenda mancada"

Às 14h44m, a "Folha" publicou em seu saite notícia admitindo que o erro foi do jornal: "A Folha de S.Paulo esclarece que no dia 29/6/2010, no Caderno Copa 2010, foi publicado equivocadamente um anúncio do Hipermercado Extra, devido a problema ocorrido na área de inserção de anúncios. Lamentamos o erro".

Com a enorme repercussão no Twitter, a ombudsman da "Folha", Suzana Singer, comentou, em resposta a um seguidor: "Saiu anúncio errado do Extra hj por problema da inserção da Folha. Sairá uma errata amanhã. Tremenda mancada."

Extraoficialmente, soube-se que a agência de propaganda da Rede Extra havia produzido dois anúncios: um para festejar a vitória sobre o Chile e a continuação na Copa; o outro lamentando a saída e expressando esperanças para 2014. Os originais desses dois anúncios foram remetidos para a Folha.

Na hora da paginação - antes da rodagem da edição - alguém pegou o anúncio que deveria ter sido descartado".

Isso me lembra uma piadinha totalmente cretina que um amigo meu de Campanha-MG, o burguês, me contou:
Dois mercados estavam voando e um falou para o outro:
- ei, mercado não voa!
E o outro:
- mas é que eu sou um super-mercado!! tãn tãn nan!
E o primeiro mercado caiu no chão e morreu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário