terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasil 2 x 1 Coréia do Norte

Se eu disser que fiquei satisfeito com o jogo é mentira.
O que mais me irritou foi, ao acabar o primeiro tempo, um infeliz gritar: essa é a seleção do Dunga. Bom, quando o Brasil fez o gol eu berrei: "fala do Dunga agora, CARAL...". Foi uma sucessão de manifestações polidas e educadas, hehe. O pior nem foi isso. Quando a Coréia fez o gol uns gritaram e alguém até soltou fogos de artifício. Pelo amor de Deus! Há um limite! Bah, uma coisa é não ficar satisfeito com a convocação, outra coisa é torcer contra o Brasil...
O Brasil acabou o jogo com mais de 60% de posse de bola. Isso significa que dominou o jogo. Já é algo bom. O Brasil deu mais chutes a gol e criou a maior parte das jogadas ofensivas do jogo. Também é um aspecto positivo. Lúcio e Juan foram bem, mas o sistema defensivo falhou. O gol da Coréia foi uma falha coletiva. O camisa 8 passou no meio de 3 jogadores do Brasil, voando. Ninguém parou o cara. E, acho que o chute dele era defensável. Claro, não por um goleiro comum, mas pelo Julio Cesar, melhor goleiro do mundo.
O gol da Coréia saiu depois das modificações feitas pelo Dunga. O engraçado é que ele mudou 3 jogadores de forma que o Brasil ficasse mais ofensivo. E, ele realmente conseguiu isso, mas não foi uma boa coisa. A defesa sofreu.
Ramires, que é muito bom jogador, tomou o primeiro cartão amarelo da seleção, em uma falta desnecessária no meio de campo. Felipe Melo, ao contrário, acho que não cometeu nenhuma falta o jogo inteiro.
Kaká ainda está devendo um bom futebol. Não jogou mal, mas joga mais do que isso.
Luis Fabiano sofreu. A bola só chegava no pé dele quando ele estava em posição de impedimento. Quando finalmente ela chegou em posição legal ele deu um drible maravilhoso no zagueiro e isolou a bola. Chute horrível.
O melhor do time foi o Robinho. Na seleção ele joga demais. Deu um passe perfeito para o Elano marcar o segundo gol. Foi um passe longo, rasteiro, em diagonal. A bola passou por vários jogadores adversários e chegou limpa no pé do Elano, que correu por trás da zaga e, com muita categoria e inteligência, chutou no canto oposto do goleiro. Indefensável. Golaço!
Falando em golaço, deixei o melhor para o fim. O goi do Maicon foi lindo! Depois de uma boa jogada de Robinho, este tocou a bola na direita para Elano. Elano tocou em profundidade para Maicon. A bola foi passada em alta velocidade. Maicon chegou nela quase na linha de fundo. O goleiro saiu do gol um pouquinho, se preparando para um cruzamento. Maicon, ao contrário do esperado, chutou a gol, com curva. Enganou todo mundo. Golaço!
O Brasil tem muito a melhorar, mas está no caminho certo. O que me surpreendeu foi a entrada de Daniel Alves no jogo. Ele não aproveitou a oportunidade. Isso que é um excelente jogador. Ele é humano e, todo mundo pode errar. Então, vamos esperar que, no próximo jogo, ele volte a jogar bem.
Sou fã do Luis Fabiano, mas ele tem me preocupado. Faz tempo que não marca. Confio nele e acho que vai desencantar logo.
A defesa está bem, mas não pode mais cometer esse tipo de erro. Tem que ficar concentrada até o fim do jogo. Não se pode dar tanta liberdade para o time adversário. Ainda mais se o time for rápido. Que isso sirva de lição para quando forem enfrentar os Marfinenses e o C. Ronaldo.
A melhor coisa foi a vitória. Estamos no caminho certo, mas sei que o Brasil pode jogar mais do que isso.
Ah, o tal de Tae Sae não é bobo mesmo.
Update: a Coréia jogou com 11 jogadores no próprio campo. Faziam duas linhas com 4 jogadores na frente do goleiro e tentavam armar contra-ataques em alta velocidade. É muito complicado transpor uma barreira dessas. O que faltou ao Brasil foi chutar mais de fora da área. Ou então, mais ousadia dos companheiros do Robinho.

3 comentários:

  1. JP, vc. tem uma boa leitura de jogo, mas também adora um "bate e assopra". Fala que a defesa jogou bem, mas diz que não pode falhar daquele jeito. Fala que a seleção criou muito e coloca a culpa pelos apenas 2 golzinhos na graaaaaande defesa da coreia do norte. Cara... estamos falando da Coreia do Norte!!!! Quem é a Coreia do Norte???? O Brasil tinha obrigação de meter uns 5 nesse timinho de merda, como a Alamenha fez com a Dinamarca, que tem muito mais tradição em Copas. Não quero ver o Brasil perder. Torço para que seja campeão, mas essa seleção é uma das mais limitadas que eu já vi. Sem criatividade, lenta, com seu principal jogador mal fisicamente. Preocupa sim. E é a seleção do Dunga sim. Foi ele quem escolheu levar a galerinha dele para o maior evento do mundo em detrimento dos melhores. Torço de coração para que o jogo contra a C.Marfim seja melhor. E torço de verdade para que sua teoria do futebolzinho feio de resultados se confirme nessa Copa. Comentário duro, mas verdadeiro: A seleção BRASILEIRA não jogou NADA contra a Coreia do Norte. A "grande e tradicional" Coreia do Norte. Não tem que ter respeito por um timinho desses não. Aqui é BRASIL CARA!

    ResponderExcluir
  2. Claro que a Coréia é um time inexpressivo, mas não é tão ruim quando a mídia fala. E outra: todo time ruim que coloca oito na frente do goleiro dificulta bastante a vida dos atacantes adversários. Foi isso o que eu quis dizer. Sim, o Brasil poderia ter feito mais gols se tivesse chutado de longe. Ou então, se o Luis Fabiano tivesse entrado no jogo.
    Eu sei que tu não torce pro Brasil perder, só ficou insatisfeito com a convocação e vai ficar indignado se não formos campeões. Tranquilo isso. Eu fiquei p... ontem com algum vizinho infeliz que comemorou o gol da Coréia. Só isso.
    O jogo com a Costa do Marfim vai ser dificílimo, mas o Brasil via vencer. Pode ficar tranquilo. Vai ser muito melhor jogar contra um time que também ataca. Sobrarão mais espaços em campo.
    Foi só o primeiro jogo de uma competição curta, onde todos os jogos são importantes. Tem que se ter cautela pra ser campeão senão pode ocorrer igual na Europa, onde até a Grécia já venceu a Eurocopa.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa que eu lembrei agora. Em 2006, quando o Inter venceu o mundial de clubes da FIFA jogou na semi-final contra o Al Ahly. E a vitória foi apertada: 2 x 1. Já o Barcelona venceu o América do México por 4 x 0. O Inter foi para a final desacreditado e o Barça mais favorito do que nunca. Especulava-se goleada do time catalão. O resultado todo mundo lembra: 1 x 0 pro time colorado, mas nem é isso que eu queria falar. Na disputa do terceiro lugar quase ninguém lembra quem venceu, mas foi o Al Ahly.
    Resumindo: a Coréia do Sul é um bom time.
    Em relação a zaga do Brasil, eu a elogiei porque jogaram muito bem mesmo. O Juan perdeu um único lance o jogo inteiro para o Tae Sae. E, o lance do gol foi ridículo mesmo, mas foi falha coletiva. E, não foi decorrente de incompetência, mas de relaxamento. Podemos melhorar sim, mas sigo acreditando no título.

    ResponderExcluir