segunda-feira, 28 de junho de 2010

Brasil x Holanda: análise preliminar

Da mesma forma que Juventude, Grêmio e Boca Juniors são o mesmo time, Chile e Holanda também jogam igual. O que eu quero dizer com isso: o Boca é o avô do Juventude, o Grêmio é o pai da papada e o Juventude é o filho, mas é tudo a mesma coisa.
O Chile é uma imitação da Holanda, mas é o filho dela. Os dois países jogam com o mesmo esquema tático: 4-3-3. Os dois jogam muito bem do meio pra frente, tem bons goleiros e defesas deficientes. Nenhum dos dois times tem vocação para a marcação e, independentemente do resultado, atacam do início ao fim do jogo.
É claro que a qualidade técnica da Holanda é superior. Se compararmos jogador por jogador, então... bah, parece que há um abismo entre as seleções, mas isso é só porque os jogadores chilenos ainda estão começando a despontar no cenário mundial. Já em relação à qualidade técnica, essa é muito semelhante. O time do Chile tem futuro.
A Holanda, do meio para a frente, tem o melhor jogador do Bayern, que foi vice-campeão da copa dos campeões da UEFA: Robben, que estreiou na copa hoje e fez gol. Tem também o Sneijder, que foi campeão da copa da UEFA pela Inter de milão, é o cérebro do time, é habilidoso e bate bem faltas. E o ataque fica completo com o Van Persie, excelente atacante do Arsenal. Fora isso tem opções como o Van der Vaart (craque do Real Madrid) e o Elia, candidato a revelação da copa, no banco de reservas. O capitão do time é o Van bronckhorst, que jogava com o Ronaldinho Gaúcho no Barça. Hoje ele joga no time do McDonald's Hamburgo, mas ainda é bom jogador. O ponto fraco mesmo é a zaga e é aí que o Brasil vencerá o jogo, ainda que o goleiro seja bom.
O Brasil, como eu disse quando o Dunga convocou a seleção, é um time de raça, de coração. Está pronto para ser campeão. Temos a melhor defesa do mundo. Os melhores zagueiros e o melhor goleiro. Temos dois dos melhores laterais do mundo, sendo que qualquer um poderia ser titular: Maicon e Daniel Alves. Na esquerda o Michel Bastos está melhorando. Fez a jogada mais bonita da copa contra o Chile: deu dois bonés no filho dele zagueiro do Chile, driblou outro e chutou - pena que foi para fora. No meio campo, Gilberto Silva é candidato a melhor volante da copa. O Felipe Melo é muito criticado, mas repito: o Brasil NUNCA perdeu com ele em campo. Temos o Kaká que está reaprendendo a jogar bola, ainda que em passos lentos. Já é alguma coisa - eu sempre espero e exijo muito dele. Elano é outro que é criticado por todo mundo, mas está em excelente fase. Se não jogar, temos a opção de colocar o Daniel Alves, que é craque. O ataque também não é pior do que nenhum outro. Luis Fabiano, às vezes, abusa do drible, mas é matador. Robinho voa, tem turbo nos pés. Só falta calibrar a chuteira e, se isso ocorrer, ainda pode ser goleador da copa.
Só tenho uma coisa a dizer novamente: seremos campeões! O meu post para o título do Brasil já está pronto e adianto, assim como o capitão Dunga, eu tenho memória boa!
Brasil e Holanda será um jogaço e, assim como hoje, teremos certa dificuldade pelo ataque rápido do adversário, mas logo isso será superado pela eficiência e atitude brasileiras. Temos o melhor time do mundo: isso é inegável!

Um comentário:

  1. Acho os dois times bem parecidos. A Holanda tem um jogador criativo no meio, o Snijder. No ataque, um craque: Robben. O Brasil tem Kaká e Luís Fabiano, mas leva a melhor com Robinho nesse setor. A defesa da Holanda também é muito boa. Levaram poucos gols, assim como o Brasil. Os Laterais holandeses apoiam menos, mas o Michel Bastos tambémnão avança muito. E os volantes também se equiparam na proteção da defesa. Os dois times não empolgaram muito até agora. O Brasil leva um pouco de vantagem pelo belíssimo jogo contra o Chile. Brasil e Holanda será um jogo sem favoritos. Promessa de fortes emoções.

    ResponderExcluir