quarta-feira, 16 de junho de 2010

Análise geral de todos os países da copa, após a primeira rodada da competição - parte 1

Hoje já iniciou a segunda rodada da competição, com o jogo entre Uruguai e África do Sul. Vou analisar todos os times, contando com esse jogo também. Afinal, ele muda tudo para o grupo "a" da copa.

Dividi a análise em 5 grupos: I) as melhores seleções; II) as boas seleções; III) as seleções medianas; IV) as seleções ruins; V) as seleções que foram passear na África do Sul e dar sono para os torcedores.

Grupo I - as melhores seleções da copa:

1) A seleção que mais empolgou foi a da Alemanha. Sem dúvida, o futebol mais bonito da copa. A Alemanha, ainda que seja a seleção com a menor média de idade da copa, não se intimidou nem um pouco no primeiro jogo. Ao contrário, os alemães foram para cima e jogaram um futebol sempre visando o gol. Toques rápidos de primeira e muitas jogadas ofensivas. Craque do time: Muller.

2)Logo abaixo da Alemanha está a seleção da Coréia do Sul. Com um futebol bonito e rápido tenho certeza que vai dar muito trabalho nessa copa. E amanhã mesmo, no duelo com a Argentina, já vai começar a provar que tem chance de ir longe nessa copa. Park Ji Sung comanda essa seleção.

3) Em terceiro lugar está a Holanda. Assim como as seleções acima, tem um futebol rápido e bonito. Contudo, seus jogadores de ataque são firuleiros. Gostam de um drible e isso pode prejudicar a equipe. Claro, se estão ganhando o jogo, tudo bem, mas a tendência não é essa. O time prende a bola um pouco além do que deveria. Fora isso, a zaga não é muito forte. Mesmo assim, são poucos os defeitos dessa seleção. O ataque é uma máquina. o jogador Elia joga muita bola.

4) Fechando este primeiro grupo está o Chile. Poderia ter massacrado no jogo de estréia. Faltou um pouco mais de competência para os seus atacantes. Mesmo assim, o Chile tem um dos candidatos a craque da copa: o camisa 7, Sanchez.

Grupo II:
5) O Paraguai, apesar de ter jogado sem o seu grande craque, Salvador Cabañas, que ainda se recupera de um tiro na cabeça, não decepcionou a sua torcida. Com um futebol de primeira linha quase venceu a Itália, atual campeã do mundo. Merecia ter saído com os três pontos. Vai incomodar muito. O argentino naturalizado paraguaio, Lucas Barrios ainda não jogou tudo o que sabe, mas nem quero que jogue... ele é muito bom jogador.

6) é polêmico, eu sei, mas coloco aqui a seleção brasileira. COm quase 70% de posse de bola a seleção amassou a Coréia do Norte. Ao contrário do que alguns disseram, o time da Coréia não é ruim. É um time muito chato e o Brasil conseguiu furar a retranca daquele time graças à habildiade de seus jogadores. A defesa que, pra mim, é a melhor do mundo, falhou feio no gol da Coréia. Fora isso, a seleção tem que chutar mais de longe. Tem muito potencial para evoluir. Craque: Robinho!

7) Argentina, é claro. Só não estão em uma posição melhor aqui porque venceram por um placar magro. E a sua defesa é ruim. Maradona deve estar morrendo de raiva por não ter levado Cambiasso e Zanetti. Os dois farão muita falta. Messi melhorou muito, mas joga mais do que isso no Barça. Milito não pode ficar no banco, se ficar é mais um motivo para a Argentina não ir longe na copa. É um time que, se melhor montado, pode ser campeão. Melhor jogador: Lionel Messi.

8) Costa do Marfim. Ainda que seja um time forte, no sentido de seus jogadores serem "bombados", é um time rápido também. Seus jogadores exageram nas faltas, mas isso significa que marcam forte. Tem um ataque técnico, mas não muito preciso. Craque: Gervinho.

9) Uruguai. Se eu fosse considerar só o jogo de hoje subiria na tabela, mas eu esperava mais dessa seleção na estréia. É um time equilibrado. A defesa é sólida e o ataque, liderado por Forlan, é bem técnico e raçudo. O time inteiro dá carrinho, do goleiro ao atacante. Time que joga com o coração. Craque: Forlan.

10)Inglaterra. Se não fosse o frango do goleiro Green, teriam vencido os EUA. Mesmo assim, conseguem jogar muito mais do que jogaram na estréia. Se mantiverem esse futebol nesse nível não chegarão muito longe não. É um time muito dependente de Rooney que, bem marcado, não fez muita coisa. A zaga, que era pra ser o ponto forte, estava bem instável. Melhor jogador: Gerrard.

11) Por fim, a seleção dos EUA. Esse time deu muito trabalho para a Inglaterra na estréia. É o melhor time americano que eu já vi jogar. Muito técnico, sabe marcar e tem um ataque forte. Por enquanto, o craque é o Altidore. O Donovan ficou devendo na primeira partida.

12) Suiça. Esse é o país mais surpreendente da competição até agora. A defesa é a mais sólida de todas, comaparando-a com os demais 31 países que disputam a copa. O time marca como nenhum outro. E tem um contra-ataque rápido, como se fosse um país africano. Não é um time técnico, mas já fez a primeira vítima: a candidata ao título Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário