segunda-feira, 21 de junho de 2010

comentário que eu mandei para o blog do Alex Escobar

Como eu duvido que o comentário seja publicado no blog dele, vou copiar aqui o que eu escrevi: "Parabéns, Escobar!
Tu és um dos melhores profissionais da tua área. Se todos fossem inteligentes como tu o Dunga não descontaria a sua raiva em quem não tem nada a ver com o assunto.
Infelizmente, assim como há médicos e advogados ruins, há jornalistas também. Lédio Carmona beirou a perfeição em seu comentário sobre a entrevista de ontem. Criticou o Dunga, mas soube valorizar o seu trabalho na seleção. Marcelo Barreto foi muito bem também.
Agora, só por curiosidade, dá uma olhada no que escreveu o José Ilan, por favor. Ele disse que, se o Brasil for campeão, será apesar do Dunga. Me diz se isso é jornalismo isento. Me diz se isso é ser reporter, no sentido de reportar notícias às pessoas. É óbvio que não. É por causa de atitudes como essas que o Dunga é assim. Infelizmente, direcionou a sua raiva pra quem não tem qualquer responsabilidade. A seleção, se for campeã, será por causa do Dunga e não apesar dele. Já que foi ele quem barrou as estrelas e convocou um time de raça, garra, atitude, coração.
É isso que alguns colegas seus não enxergam. Aí fica complicado. A atitude do Dunga é reprovável, é óbvio, mas eu sei que tu, como pessoa inteligente que é, entende que ele é humano e que ninguém consegue aguentar calado algumas coisas. Todos temos um limite. Ninguém gosta de "apanhar". Infelizmente, o limite do Dunga é curto, mas tenho certeza que o Ricardo Teixeira avaliou isso antes de contratá-lo e o escolheu considerando as suas virtudes.
Obrigado, Escobar, por ser um excelente repórter. Pena mesmo que alguns dos seus colegas não são!!!"

8 comentários:

  1. Pedro, já sabendo que tu não vai gostar do que eu escrevi nesses últimos 3 posts, vou adiantar a minha resposta ao que tu vai escrever. Uma coisa é o que tu faz. Tu discute uma idéia. Discorda do que o Dunga faz enquanto técnico. Tu não discute a capacidade dele, nem como jogador (já o elogiou) e muito menos como técnico vitorioso. Tu apenas acredita que as coisas poderiam e deveriam ser diferentes. Isso é saudável. Discordar, pensar, ter ideias diferentes. Tudo isso é normal. O problema é que alguns dos teus colegas de profissão são irracionais. Eles querem aparecer, como fez o José Ilan. A atitude do Dunga não pode ser copiada, mas te garanto que é uma reação e não uma ação. Foi direcionada à pessoa errada, já que o Alex Escobar faz parte do grupo dos bons repórteres, mas foi só uma reação. O Dunga tem obtido excelentes resultados. Criticar isso é o mesmo que torcer contra o Brasil ou então, metaforicamente, dizer que um cubo é redondo. Isso é inadmissível. Tá, eu sou radical, mas só às vezes (pode rir agora).

    ResponderExcluir
  2. Essa minha resposta é longa e não vou ter tempo para fazer tudo agora. Mas adianto uma coisa pra você, Caro JP. Você conhece muito de futebol, mas não sabe nada de jornalismo. Só tem olhos para o que sai na imprensa como um consumidor da notícia. Muitas vezes, tem que ter olhos críticos para saber o que é revanchsmo de "concorrente com dor de cotovelo", como esse ridículo do Flávio Prado, que era ótimo jornalista no Cartão Verde mas se desvirtuou, envelheceu. E tem que ter discernimento sobre o que realmente deve ser levado em consideração. Você julga o Alex Escobar pelo que os outros órgãos de imprensa falaram. Mas não busca na principal fonte, a mais isenta, o que realmente aconteceu. Eu posso te falar isso se você quiser. Tenho acesso a muitos lá na África, e muitos que estavam na coletiva. Outra... não procura saber da pessoa do jornalista. Da carreira e da idoneidade do cara. Me admira que como ótimo advogado que é, não dê ao cara o benefício da dúvida e a chance de se defender por pura paixão e idolatria cega por um jogador de futebol. E falo uma coisa: Não interessa o que o repórter falou. Pode até ter mandado o Dunga tomar no olho do cu dele, mas o comandante maior da seleção, depois de uma vitória convincente, não poderia ter tido a reação que teve. Ele representa o alto comando do futebol brasileiro e trabalha não para a CBF, mas para o povo, que tem no futebol um dos poucos momentos de alento, de diversão e de prazer. Jamais poderia ter feito o que fez. E se você quiser continuar defendendo um cara que usa o poder de técnico da seleção para achincalhar quem quer que seja, de qualquer emissora, jornal, revista, site, etc, nçao merece e jamais merecerá o meu respeito como pessoa. Não é nem como técnico ou ex-jogador. É como pessoa mesmo. Um cara que teria que ser o mais equilibrado num momento desse foi o mais imbecil na história do futebol brasileiro. Se não se retratar ou pedir desculpas publicamente, será malvisto pra sempre por muita gente como uma pessoa de índole ruim e desequilibrado mentalmente. Me veio na hora a lembrança da cabeçada no Bebeto, num momento em que o Braisl precisava de calma e tranquilidade da pessoa de seu capitão naquele fiasco brasileiro. Depois a gente se fala mais.

    ResponderExcluir
  3. Outra...sonbre o José Ilan, é um execelente repórter e nunca emitre opinião em suas reportagens de TV. Blog, JP é opinião. E lá ele emitiu a opinião dele, assim como você emite a sua no seu blog e tantos outros jornalistas fazem em seus blogs. Não gosta da opinião dele? Escreve no blog dele. É pra isso que serve esa ferramenta da internet. No jornalismo informativo, duvido que você veja o repórter ou qualquer repórter da Globo emitindo opinião. Quem faz isso é o editor chefe ou o âncora de algum programa, eventualmente.

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu me adiantei e, parte da resposta eu escrevi antes mesmo de tu comentar. Só pra completar, é claro que eu não sou jornalista, sou torcedor apenas e amo o futebol. Entrei na escolinha com 4 anos. Sei pronunciar o nome do Gerrard de ouvir as narrações do futebol inglês na língua original. Sei que o Cacau (e não o Kaká) joga na Alemanha porque acompanho futebol em todos os meios de comunicação possíveis. Acho uma ótima diversão analisar futebol, mas não sou profissional. Não sei como funcionam os bastidores, mas imagino que exista muita rivalidade entre emissoras e algumas fiquem enciumadas com as outras, sem um motivo correto. A questão, pra mim, não é essa. Eu acho sim que alguns repórteres e comentaristas não estão sendo neutros. Estão querendo massacrar o Brasil. Estão com uma raiva do Dunga. Sei lá. Pra mim isso é claro. Até o Falcão, que é um gênio e que eu queria que treinasse o Inter, não está sendo neutro. Fala mal do Brasil quando vence a Coréia e elogia a Espanha quando perde. Sério, isso não é jornalismo! Claro, na minha opinião de leigo. Já disse antes, criticar a escalação, os convocados, as decisões do Dunga, isso é saudável. Concordar com tudo e não ter posição crítica é coisa de gente preguiçosa, pra não dizer coisa pior. Ninguém precisa ser inerte. A questão vai muito além disso. Eu posso estar enganado, mas parece que tem gente torcendo pro Brasil se ferrar só pra falar: "eu já sabia". Sério, isso é triste demais. E o Neto que disse que o Dunga era medíocre? Isso é jornalismo? PQP! Tu acha que alguém aguenta ser pisado assim por muito tempo? Ninguém quer ser humilhado. E, um dia a paciência acaba. Como eu falei no post do Escobar, a atitude do Dunga não merece ser copiada, mas é uma reação e não uma ação. Tratam ele mal e, se ele fosse um ser passivo, ele seria educado, mas ele não é. É da personalidade dele, assim como é da do Muricy e da do Felipão. Ambos são campeões!

    ResponderExcluir
  5. Quase esqueci. Agora, com calma, lê os posts e tu vai ver que eu não falei mal do Escobar em momento algum. Até o elogiei na mensagem que eu mandei pro blog dele. Sou fã dele. Ele "apanhou" sem culpa, por causa dos colegas de profissão dele que são desrepeitosos. O Dunga explodiu de tanto ser massacrado, apenas exagerou e direcionou a sua raiva para a pessoa errada. A única coisa que eu queria entender é se o Tadeu ou o Escobar estava falando ao telefone em plena entrevista coletiva do Dunga.
    E sim, com certeza eu adoraria que tu me explicasse algo sobre isso. Se quiser falar com alguém lá da África, melhor ainda.
    Aliás, te passo até a senha do blog se tu quiser postar algo aqui.
    Tu que sabe. Me avisa depois o que tu achar melhor.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. só pra constar: não adianta eu expressar o que eu penso no blog do José Ilan. Tu acha que a minha mensagem foi publicada no blog do Escobar? Com certeza não...
    Vou olhar novamente amanhã.

    ResponderExcluir
  7. É claro que você não pode publicar o que quiser no Blog dos outros. Eles são os donos dos blogs e fazem dele o que quiser. Só disse que Blog serve para expressar opinião. Se é feito por um jornalista ou um advogado, tanto faz. É um espaço para estimular discussão e mostrar pontos de vista. Vocvê não vai ver matéria jornalística do José Ilan na Globo falando mal do Dunga. Apenas registrando os fatos. O Editorial que o Tadeu Schmidt fez no Fantástico é uma decisão da chefia geral da Globo, que normalmente não usa desse artifício, só quando é realmente perturbador como foi o caso Dunga. Outra: Falcão, Neto, E outros citados não são jornalistas. São comentaristas. Ponto. Se você colocar esses caras no mesmo balaio de gatos que Lédio Carmona, Marcelo Barreto e até mesmo o Escobar, você está sendo leviano e injusto. A transmissão de jogos da Globo é controlada sim pela Central de jornalismo e esportes, mas gerida por um departamento entitulado "Eventos". OU seja: É um evento, para entretenimento e não jornalismo. Apesar de alguns jornalistas participarem por razões óbvias, já que o entretenimento também precisa de gente qualificada para dar informação, Jogo de futebol é EVENTO. Então Figuras como Galvão, Arnaldo, Right, Casagrande, etc... Não são jornalistas. Não me coloque no mesmo patamar de Neto, Casagrande, Falcão, etc. Eu estudei 4 anos para me tornar o que me tornei. Apesar de terem jogado no lixo o nosso diploma, eu aindao valorizo muito. JP, pensa bem. Não há justificativa para o que o Seu querido Dunga fez. Não há. Você comparar uma rusga de pelada com o técnico da seleção brasileira falando palavrões e insultando um cara que não estava fazendo nada de mais no momento, para o mundo todo ver, é sacanagem!!! O Dunga não vai ser "menos seu ídolo" se você admitir que ele foi ridículo, infeliz, ignorante e completamente despreparado psicologicamente para exercer o cargo que exerce no momento. Numa hora dessas, tem que engolir, chamar o cara num cantinho e quebrar o pau na moita, sme ninguém ver, resolver as diferenças e ir pro Front de batalha sem maiores danos. Dunga foi ridículo, imaturo, infeliz. Temq ue pdeir desculpas ao Escobar e ao Brasil por ter desviado a atenção da Seleção só pra ele.

    ResponderExcluir
  8. A conversa do Tadeu com o Escobar tem um motivo técnico da atividade jornalística. O Tadeu estava preparando osquadros dele para o Fantástico. Nãopoderia ter saído do Centro de Imprensa. Ele estava conversando com o Escobar para saber o que rolava na entrevista, acertos de quais perguntas seriam feitas por ele para o Dunga, etc, etc, etc. Fazia o papel de um editor, orientando o repórter e tendo retorno imediato sobre oq ue rolava naquele momento. Jornalismo é isso: Instantaneidade. Nãoe stavma fazenod chacota, não estavam interrompendo ninguém, etc. Se o duNGA FICOU MELINDRADO com alguma atitude, ninguém sabe ao certo. Se ele ficou puto porque o Escobar, em algum momento disse em seus comentários no Bom Dia Brasil que não concordava com a escalação, ele fez isso assim como milhasres de jornalistas brisleiros. Alías, milhões de brasileiros, blogueiros, participantes de Orkut que criaram a comunidade "Dunga Burro". Se ele queria descontar em alguém, teria que brigar com o Brasil praticamente inteiro. Outra... Vários técnicos já foram criticados tanto pela imprensa quanto pelo povo. Nenhum teve essa atitude que ele teve. Dunga foi desquilibrado e deve ser punido após a Copa. agora não seriao momento para tal punição. E a CBF tem que ser a primeira a dar o exemplo. E e você quiser citar outros maus exemplos de destrato com a imprensa como Muricy, Felipão e Luxa, pode até citar. Mas nenhum deles xingou com palavras de baixo calão, e "na surdina", balbuciando palavrões de forma covarde achando que não iria ao ar.

    ResponderExcluir