segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dunga, um dos meus ídolos

Primeiro vejam o vídeo, depois eu comento o que eu penso abaixo:



Eu não teria agido diferente dele! Sou fã do Alex Escobar. É um cara inteligente e engraçado. Parece ser uma boa pessoa. O problema não é ele, é de todos os brasileiros que foram mais uma vez manipulados pela mídia, como acontece em época de eleições. Quem fez ajuris lembra bem do arquivo em powerpoint do professor de direito constitucional que demontrou como eram tratados os candidatos Lula e Fernando Collor antes e depois das eleições em que o Collor foi eleito.

Sim, é óbvio que tem gente consciente que não gostou da escalação, como o meu primo Pedro, mas isso não é muito comum. É só olhar os noticiários ou vídeos do youtube pra se perceber que as pessoas não fazem idéia do que estão falando, quando são entrevistadas na rua. As manifestações contrárias ao Dunga, de regra, são gratuitas.

Quando se fala da imprensa, é óbvio que a coisa é diferente. São profissionais, estudaram anos e tme experiência no assunto.
Tadeu Schmidt fala ao final do vídeo que o objetivo da globo é levar as informações ao telespectador da melhor forma possível. Isso é parcialmente verdadeiro. Houve programas em que, claramente, o objetivo foi provar que o povo estava revoltado com a convocação da seleção brasileira. Eu prefiro o irmão dele falando da convocação da seleção. Oscar foi muito mais lúcido e inteligente, mas isso é muito mais fácil pra alguém que é neutro.

Eu defendo o Dunga não porque ele é gaúcho, mas sim porque ele é um cara de caráter. Ele não se vende. Ele quer ser campeão e só. Ele não quer que a seleção vire o circo de 2006. Hoje até o Parreira se arrepende daquilo. Fora isso, os resultados do Dunga beiram à perfeição. É só procurar no youtube ou no google mesmo. As estatísticas provam que a seleção do Dunga é uma das melhores da história em termos de conquistas, de vitórias e de retrospecto.
Sim, é verdade que não é a seleção que joga o futebol mais bonito. Eu nunca disse o contrário, mas isso não adianta nada para quem quer ser campeão. Vamos para as seleções mais festejadas e favoritas ao título: Brasil, Argentina e Holanda tem 100% de aproveitamente. A Holanda tem um futebol bonito e quase inútil - ninguém chuta à gol. A Argentina não jogou muito bem no primeiro jogo e no segundo detruiu, exatamente como o Brasil. A Itália empatou duas, uma vergonha! A Espanha perdeu a primeira. A Alemanha começou arrasadora e perdeu o segundo jogo. A Inglaterra empatou os dois jogos. Mais algum time? Acho que não!
Por que os jornalistas brasileiros irritam (estou falando da regra geral. Vários são mais tranquilos)? Simples: todo mundo vê pela televisão os mesmos jogos, mas as críticas são desproporcionais. Quando o Brasil vence os jornalistas criticam porque tomou gol. E, se não têm o que falar arranjam qualquer coisa. Ontem foi o fato de o Dunga não ter substitído o Kaká. Se Dunga o tivesse substituído, certamente o teriam criticado porque tirou o craque do time do jogo. Quando a Espanha e a Alemanha perdeu as críticas foram bem tranquilas. Quando a Itália empatou os dois jogos ainda tinha gente dizendo que é uma das favoritas.
Por que NINGUÉM fala que o time do Dunga é o melhor do mundo? Por que NINGUÉM o elogia? Por que NINGUÉM pede desculpas por estar errado?
Sério, é isso que irrita. É óbvio que ele tem consciência da pressão que é treinar a seleção brasileira e que encheriam o saco dele. É uma profissão muito visasa e praticamente qualquer pessoa do mundo queria estar no lugar dele, mas deve ser um saco aguentar as pessoas incomodando sem motivo.
Sinceramente, eu acho ótimo os jornalistas encherem o saco dele. Assim, o time vai ficando motivado. É óbvio! É sempre bom ter alguém te puxando pra baixo. Tu fica com raiva, com muita vontade e disposição! Tu quer provar de qualquer forma que é capaz. E quando as coisas dão certo, como ontem, é fantástico!
Quando o Brasil for campeão do mundo espero que alguns jornalistas, como o Cajuru, o Milton Neves, o Neto, o Datena e o Arnaldo Jabor se mudem para a Lua. Eles vão ouvir muito e, com toda razão!
O que eu acho pior do que essas críticas todas é que alguns malandros começam a puxar o saco quando o Brasil faz gols, como ontem, por exemplo.
Que peçam desculpas antes ou, no mínimo, que falem que se equivocaram! Sério, é isso.
Por exemplo, quando eu disse que o time da Alemanha não tinha chance de vencer a copa e aplicou 4 na Austrália na estreia eu disse que teria que me retratar. É simples e indolor!
É só admitir o erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário