sexta-feira, 25 de junho de 2010

Eslováquia 3 x 2 Itália

Meu primo Pedro me pediu para eu me retratar sobre o que eu penso sobre o futebol objetivo, tendo em vista que a Itália foi eliminada da copa.
Grande Pedrão!
Vou fazer isso, mas apenas parcialmente, hehe
Cara, eu detesto a seleção da Itália e tu sabe disso. Já te disse várias vezes que a França merecia ter vencido a copa passada e, isso só não aconteceu porque o Materazzi usou de meios repugnantes para fazer o Zidane ser expulso. Baita golpe baixo!
Como já disse o Fernando Carvalho, em outro contexto, "a bola pune".
Exatamente por isso a França foi embora da copa. O que poucos se dão conta é que a Itália também mereceu ser desclassificada cedo, afinal, venceu a copa de 2006 com muito demérito. Era um futebol feio pra caramba, gols na sorte e com a expulsão do melhor jogador do mundo provocada por um zagueiro que só pensa em bater nos adversários (o Nilmar que o diga...). Não me esqueço de Dubai...
Pedro, não acho que Itália jogue um futebol objetivo. Pelo menos não o futebol objetivo que eu gosto. A Itália joga um futebol feio pra cacete. Por outro lado, os jogadores da nova geração são muito bons e logo a Itália deve superar essa crise. No fim do jogo quase que o Pepe iguala o placar, mas a bola pune! E nem deveria ser diferente!
Estou muito feliz com os últimos acontecimentos da copa. Parece mesmo que o melhor time vencerá e, cada vez mais eu acredito que esse time é o Brasil.
O que eu acho mais incrível é que tem tudo pra acontecer a final mais fantástica e sensacional da história das copas do mundo: Brasil e Argentina!
Pedro, quase me esqueci: lembra que eu te disse que o Brasil tinnha tudo pra vencer a copa porque ganhou a copa américa, a copa das confederações, virou líder do ranking da fifa novamente e se classificou em primeiro na conmebol? E tu me respondeu dizendo que o Brasil não enfrentou os países europeus? Cara, os países europeus estão mal. Acho que os seus jogadores estão sentindo mesmo o fim de temporada dos campeonatos nacionais. Claro que os nossos jogadores também deveriam sentir isso, mas me parece que o nosso time é o mais equilibrado de todos.
Torço para que amanhã isso se confirme mais uma vez.
Como disse o Romário: "agora só faltam mais cinco jogos".
O que eu considero como futebol objetivo é o que o Brasil vem apresentando desde que o Dunga assumiu o comando da seleção. Próximo a isso foi o jogo da Argentina contra a forte Coréia do Sul e o primeiro jogo da Alemanha, contra a Autrália. O resto, pra mim, é como se nem tivesse ocorrido.
Na próxima fase os jogos devem melhorar de nível.
Abraço, Pedro!
Força, Dunga!

2 comentários:

  1. JP, se você buscar na história, a Itália sempre jogou assim: Retranca fortíssima e esperança de um ataquezinho certo para seguir em frente. Foi assim em 82, foi assim em 86, foi assim na copa passada (pelo menos é o que vem de imediato à minha memória). Esse ano tentou repetir a dose, só que todo mundo já sabia o que iria encontrar. Até a Eslováquia. Sifu! Outra: Os times europeus não estão mal. Olha a Espanha (Não encantou mas joga um futebol legal (bom de ver e perigoso!), a Holanda (100%) e até Portugal! A própria Eslováquia... Apesar de até o momento ser a Copa dos sul-americanos, tem muita gente forte no velho continente sim. Ainda acho que dá pra unir futebol objetivo e futebol bonito. Vou te atormentar com isso até o fim da sua vida (ou da minha).

    ResponderExcluir
  2. Ah! Com relação à Itália não jogar um futebol objetivo, vale lembrar que foi com esse futebol que ela conquistou 4 campeonatos mundiais... É o que eu digo: Vale à pena gostar de futebolzinho feioso só para ter títulos? Prá mim não. Faça um teste com pessoas que vivenciaram a seleção de 82. Pergunte primeiro qual a seleção que vem primeiro à memória delas. Depois dessas pessoas falarem um pouco sobre o Brasil de Zico, Falcão Cerezzo e Sócrates, pergunte de bate pronto: quem foi o campeão em 82. Muitos vão ter dúvidas se foi a Alemanha ou a Itália. Já fiz ese teste aqui e o resultado foi esse mesmo... Ou seja, o Brasil pode não ter ganho, mas até hoje é a seleção mais celebrada pela turma que teve o privilégio de acompanhar, como eu. abs!

    ResponderExcluir