domingo, 30 de maio de 2010

O melhor CT do Brasil

Recentemente o canal sportv fez duas matérias com os 20 clubes da série A do campeonato brasileiro (existe série B? hehehe). O objetivo era fazer uma análise científica de seus centros de treinamentos, destacando, ao final, o melhor de todos.
Bom, para a minha surpresa, o Atlético Mineiro ficou em primeiro lugar!
O Interncional ficou em 7º, o Flamengo em 11º e o Corinthians em 13º. O pior de todos os CTs é o do Grêmio!!! Tá, é do Grêmio Prudente, mas é Grêmio igual, hehe.



Boa, hein, Pedro?

4 comentários:

  1. JP, apesar de ter gostado, achei essa matéria meio suspeita... Nã tive muitas informações sobre os cr´térios utilizados. Realmente O CT do Galo é muito bom. Mas por isso, talvez, tenha sido escolhido o melhor. Mas desconfio muito de quem fez essa pesquisa. Por que então a Seleção não foi treinar lá em momento algum nos últimos anos de preparação apra a copa e outras competições? abs!

    ResponderExcluir
  2. pessoal da universidade de minas que fez a análise, né? hehehe
    Fora que se não reverte em títulos, de que adianta?

    ResponderExcluir
  3. Márcio, um título de expressão depende de muita coisa. Do CT e das condições de treinamento também. Garanto a você que um time que tem um bom CT, tem muito mais chances de ser campeão do que um que treina em condições piores. Mas tem muito mais em jogo. Com relação ao estudo ter sido feito na UFMG, não tem porque achar que só porque é de MG foi eleito o CT do Galo o melhor. É uma das mais conceituadas universidades do Brasil com muita gente competente. Isso é ponto a favor, não contra. O que eu questiono são os critérios da pesquisa. O que eles levaram em conta na avaliação. Mas que a Cidade do Galo é sensacional, ah... isso é. Quando a seleção foi jogar em BH ano passado a turma do Sportv fez um Arena SPortv de lá, cheio de convidados. E todos, sem exceção, ficaram impressionados com tudo. Entre os convidados, Paulistas, Cariocas e mineiros.

    ResponderExcluir
  4. Márcio e Pedro, a Universidade contratada foi a universidade federal de Viçosa. Fica perto de BH, né? Mas não é a UFMG. Eu estou tentando localizar na internet todos os critérios utilizados e não os acho em lugar algum. Sei que foram avaliados em torno de 400 itens para se escolher os melhores CTs. Dizer que a escolha do CT do Galo foi perfeita é impossível, mas não tem como discutir muito a idoneidade da pesquisa, já que os critérios foram objetivos. Claro que, se alguns critérios tivessem sido avaliados com pesos diferentes talvez o resultado fosse diferente. Como eu desconheço outra pesquisa desse tipo no Brasil eu a achei bem razoável. E, quanto ao fato do Brasil não ter escolhido o CT do Galo para treinar para a copa, não vejo problema algum já que escolheu o 2º colocado: atlético paranaense. Acredito que se o Dunga e a comissão técnica da seleção tivessem escolhido qualquer um dos 5 primeiros colocados seria algo tranquilo. A diferença de estrutura entre esses CTs é pequena. O que eu achei muito legal no CT do Galo é o uso de energia natural (fantástico o uso de energia solar e gás natural. Não entendo como os outros clubes não fazem isso também).
    Por fim, em relação a CT vencer campeonatos, entendo que é só um fator que facilita a vida dos atletas, mas time ruim com CT bom não tem como ser campeão. Esse é o caso preciso do atlético paranaense. Aliás, o time é horrível e a culpa é da diretoria que fez com que o clube virasse empresa e o seu único objetivo é o lucro. Ganhar títulos é totalmente secundário. Acho que os times com excelentes CTs estão no caminho certo. A questão é investir no time também. Sem isso não se ganha campeonatos. Considerando que, nos últimos anos o Galo contratou Ricardinho, Diego Tardelli, Obina, Carini etc. também acredito que seja questão de tempo até ganhar um título expressivo. O mineiro esse ano já é um começo.
    agradeço os comentários de vocês. Debater futebol é divertido!

    ResponderExcluir