domingo, 9 de maio de 2010

Grêmio x Santos

Primeiro foi o Márcio (torcedor do São Paulo), depois o Peri (torcedor do Grêmio) e, por último, o Cássius, colorado. Todos me questionaram sobre qual time chegará a final da copa do Brasil: Santos ou Grêmio.
Incrivelmente, o único que quis a minha opinião foi o gremista. Os outros dois me pressionaram pra eu manter a minha linha de raciocínio e afirmar que o Grêmio vai passar de fase. Eu não vou fazer isso, mas não vou me contradizer também.
Ano passado, quando o grêmio enfrentou o Cruzeiro na libertadores, eu disse que era impossível o Grêmio passar. E foi mesmo, mas esse ano as coisas são um pouco diferentes. Primeiro porque não é libertadores, é copa do Brasil. Segundo porque é o Santos, e não o Cruzeiro.
O Cruzeiro é melhor do que o Santos? Claro que não. Aliás, nenhum time hoje é. Então o Santos é imbatível, principalmente na Vila? Perguntem pro Palmeiras e pro Santo André!!!
Em se tratando de futebol não existe time imbatível, por melhor que ele seja.
Esse time do Grêmio é um dos melhores que eu já vi jogar (eu já tinha dito isso antes).
Vamos analisar o time: o goleiro pega até a mãe dele se a jogarmos do 15º andar de um prêmio em chamas. Ultimamente anda perdendo a cabeça fácil (é da escola do Danrlei).
- A defesa, analisando-se os jogadores individualmente, é o ponto fraco do time. O problema é que, dentro de um esquema tático, tem funcionado muito bem. O Mário Fernandes é muito habilidoso, aliás, é habilidoso demais para um zagueiro. O problema é que ele é muito fraquinho. E ele tem problema crônico nos dois ombros. Assim, ganhar no jogo de corpo é tarefa fácil. O ponto forte dele é o apoio ao ataque. Ele sobe com velocidade e ainda consegue driblar os marcadores mais afoitos. O Ozeia é melhor do que ele, como zagueiro. É mais forte e não brinca. Chuta a bola pro mato, se for preciso, assim como o Rodrigo. O problema é que esses dois não tem a velocidade do Mário (que Mário? o Fernandes, espertinho! Rá!). Uma boa zaga teria esses dois zagueiros, ainda mais pra botar medo no ataque do Santos, que é composto por jogadores muito magros. Só que isso é muito perigoso pela velocidade excessiva do ataque (abaixo eu analiso melhor isso). O Edílson é um bom lateral, mas não marca muito bem. O forte dele é apoiar o ataque. Tem um chute forte também. E o Neuton é um ótimo jogador. A melhor coisa que o Fábio Santos fez pelo Grêmio até hoje foi se lesar. Esse Neuton é abusado. Não só marca muito bem como dribla, chuta, enche o saco do adversário. É a surpresa do time azul. Se ele não jogar vai ser uma desgraça. Não há jogador do nível dele como peça de reposição (a menos que exista algum sub18 ou sub15 perdido que já tenha maturidade pra jogar no profissional). O Joílson é esforçado, mas é ruim, além de ser lateral direito. Falando em lateral direito, nada do Lúcio ainda. Ele é um bom jogador, mas o Edílson tem feito bem o seu papel.
- meio de campo. É uma incógnita. Eu acho que o Adílson já foi melhor jogador. Logo que ele foi lançado nos profissionais ele era trombador, mas igualmente habilidoso. Agora ele anda mais cavalinho. A questão é que ele tem o perfil perfeito do típico jogador gremista de meio campo, ídolo da torcida. Ou seja, ele tem que jogar contra o Santos se o time quiser ganhar, pela honra do Dinho, do Sandro Goiano e dos demais ex-brutamontes gremistas. Escalar o Ferdinando é suicídio. É querer perder. Não que ele seja ruim, mas a torcida não gosta dele. Ele pode até fazer um gol de bicicleta do meio de campo, mas não é hora de arriscar nada. Sem a torcida o grêmio perde 30% da força. O William Magrão, antes da lesão, seria titular nesse time. Ocorre que ele não voltou a jogar o mesmo futebol de antes. Ele não está jogando mal, mas tem mais potencial. O Maylson é um meia que chega bem na frente, mas não é um bom marcador. O Hugo é instável. O Douglas é titular absoluto, nem tem o que discutir. O Leandro é enganação. Eu já fui fã dele. Jogava muito no fluminense. Depois disso só regrediu. E não é porque ele não é habilidoso. A questão é que ele é cai-cai. Desiste das jogadas e ainda adora fazer cena. É um ótimo ator. Não tem o perfil de jogador do grêmio. Por fim, sobrou o Mithyuê. Eu o colocaria pra jogar. E ainda daria uma ordem expressa: "meu filho, na primeira bola que tu receber vai pra cima do ganso ou do Robinho (já que o Neymar não joga o primeiro jogo) e pedala. Sem piedade, sem dó, dá um drible desconcertante num infeliz desses". A melhor coisa pra desestabilizar um jogador habilidoso é driblá-lo. É até divertido.
Ataque: o Bergson deveria chutar uma jaca verde até endurecer o pé. Fora isso, Jonas e Borges formam uma das melhores duplas de ataque do Brasil. O argentino Máxi Lopes não faz falta nenhuma. Falando em falta, até isso o Jonas anda executando bem. Ele erra muitos gols, mas nunca desiste. Ele não tem medo de zagueiro nenhum e como tem muita confiança no seu potencial chuta de qualquer lugar, com qualquer pé, em qualquer posição. O Borges consegue ser melhor ainda. É um goleador nato, além de não ter vergonha de chutar de bico. Ele é um jogador forte. Pra tirar a bola dele só na base da força, do posicionamento ou empilhando uns 3 Mário Fernandes.

Vamos ao time do Santos:
- goleiro: nulo ou inexistente. Tá bem, não é dos piores. Tem 22 anos ainda e muito tempo pra aprender. O Victor é melhor e mais decisivo.
- defesa: o Santos tem dois ótimos zagueiros. Edu Dracena jogava muito no cruzeiro, onde era o capitão. Ainda é um bom jogador. E o Durval é um bom zagueiro também. Incrivelmente, a zaga do santos é excelente. Bem melhor do que a do grêmio. O problema é que, não raramente, fica desprotegida. O time do Santos joga como as seleções brasileiras de antigamente. O time é todo ataque. Nenhum dos reservas merece análise específica. Todos são jogadores abaixo da média (pelo menos por enquanto).
- laterais (sim, conforme o Skank e o Jorge Ben Jor cantaram eles fecham a defesa, mas não no caso do Santos): o Pará é muito bom. Tem um excelente futuro. Só que ele é mais ala do que lateral. Apoia o ataque melhor do que marca. O mesmo eu poderia dizer do Léo há uns anos atrás. Ele continua habilidoso, mas já não tem mais a mesma velocidade de antes. Tem 34 anos já. É uma boa explorar jogadas pela lateral dele. O reserva, Steven Spielberg (tá, eu sei que é George Lucas, mas é divertido sacanear), é um jogador mediando. Evoluiu um pouquinho depois que saiu do grêmio. Até aprendeu a bater faltas, mas ainda precisa melhorar muito pra ser titular.
- meio de campo: deveria ser analisado em conjunto com o ataque. Conforme o próprio Peri disse, o Santos, do meio para a frente, é um mini-carrosel. Sim, todo mundo roda. Parece que ninguém tem posição fixa. Apenas o André fica mais na frente, próximo ao goleiro adversário. Acho que, na falta do Neymar, que está suspenso, deve jogar o Mádson. Ele não é craque igual o Neymar, mas tem uma visão de jogo semelhante a do Ganso. Claro que ele não é tão bom quanto o ganso, mas tem um passe preciso assim como ele. Se ele fosse mais alto seria melhor jogador. Não que baixinho não possa jogar futebol, mas tem que compensar muito na habilidade. O Madson quase consegue isso. O Arouca foi dispensado do São Paulo. É um jogador com bastante potencial. Tem 23 anos. Marca bem e sabe chegar no ataque. Tem um bom passe e boa visão de jogo. O Wesley seria o jogador menos brilhante do meio campo. Contudo, ele compensa isso com uma marcação forte. Ele e o Arouca são os responsáveis por proteger a zaga. O Robinho voltou muito bem do Manchester City. Ainda não é aquele jogador campeão brasileiro, mas tá no caminho certo. Ele não está mais tão decisivo só que cria muitas jogadas para o Neymar, André, Ganso etc. O Ganso é o melhor jogador do Santos e é um dos melhores jogadores do Brasil na posição, se não for o melhor. Qual a diferença dele para os outros? Ele não joga pra trás, não recua a bola, não joga de cabeça baixa e não tem medo de time nenhum. É o maestro. É o camisa 10 (ou o 5, se pensarmos no Zidane). Marcá-lo é tarefa tão difícil quanto convencer aquela criança da propaganda a não fazer cocô na casa do Pedrinho. Não vou falar do Neymar por enquanto, deixo isso para o próximo jogo. Por fim, o André é um matador. Com apenas 19 anos já fez 18 gols em 2010. É o 3º maior artilheiro do Brasil na atualidade, ou seja, é um jogador que qualquer time do país gostaria de ter no elenco. Só não dá pra esquecer que o Jonas já fez 17 e o Borges fez 13, mesmo tendo ficado um bom tempo sem jogar por causa de lesão.
--//--
Individualmente, o Santos é melhor. Resta saber se isso é o suficiente pra ganhar do grêmio. Se o grêmio quiser se classificar tem que jogar do jeito que sabe, ou seja, marcando forte, catimbando, chutando a bola pro mato, fazendo faltas de vez em quando, intimidando o adversário, chegando rasgando em todas as jogadas possíveis etc.. O principal é não ter nenhum jogador expulso. O time do Santos é muito leve, então, qualquer jogada mais dura pode gerar uma expulsão, principalmente se estiver chovendo aqui em POA na próxima quarta-feira. O jeito é apertar a marcação, sem exagerar nas faltas. Não dá pra marcar individualmente os jogadores do Santos, mas seria uma boa ter atenção especial com o Ganso, que é o jogador mais criativo do time. Eu colocaria o Adílson em cima dele, o jogo inteiro, até ele ficar irritado. Se o Neuton não jogar a melhor coisa a fazer é deslocar o Mário Fernandes pra lateral. Ele vai ajudar a zaga.
Se eu fosse o Silas, e contasse com todos os jogadores, escalaria o time assim (4-4-2): Victor. Neuton, Rodrigo, Ozéia e Edílson. Adílson e William Magrão. Douglas e Mário Fernandes (sim, o Mário ao lado do Douglas como meia armador) e Borges e Jonas no ataque. Por que isso? O Mário é habilidoso e, apesar do tamanho, é leve. Fora isso, sabe marcar. Tenho certeza que, com uma semana de treinos ele pode ser o novo Rivaldo. Como o Silas não vai fazer isso e o Neuton deve ficar fora do jogo, o jeito é deslocar o Mário para a lateral e colocar o Hugo no meio campo, ao lado do Douglas. O Hugo não é confiável ainda, mas é um jogador forte, de chute potente e que não tem medo de marcação cerrada. Opções para troca: Mythiuê, Maylson e Fábio R.. Qualquer outra idéia é querer perder o jogo.
Acredito que o Dorival Jr. escale o Santos assim: Felipe. Léo, Durval, Edu Dracena e Pará. Arouca e Wesley. Ganso e Madson. Robinho e André.
Pro Santos ganhar o jogo é só preciso jogar bola e ter coragem. Só que time habilidoso geralmente perde pra time raçudo exatamente porque sucumbe à marcação forte. Foi assim que o Barça perdeu para a Inter. Ou seja, se eu não fosse colorado eu apostaria que o grêmio passa pelo Santos, mas eu não quero que isso aconteça.
Se eu não fosse colorado eu diria que o grêmio ganha de 2 x 0 aqui e perde lá de 3 x 1. Cretino isso, mas assim é a vida.
A maior virtude do Santos é também o seu ponto fraco. O ataque é rápido e faz o tipo carrosel, mas desprotege a defesa. Se fizer 8 gols e tomar 4 tá ótimo, mas e se só tomar os 4? Complicado!


--//--
Pronto, finalmente terminei a análise desse jogo da copa do Brasil.
Caramba, como dá trabalho ser blogueiro...
Antes que eu me esqueça, vou adiantar aqui o campeão da copa do Brasil: Atlético Goianiense!
Fui...

Um comentário:

  1. hahaha
    o cara escreveu um artigo
    hahahaha
    futuro comentarista da rede globo hehehe
    se n fosse o fato q o santos vai massacrar o gaymio hehehe
    abração JP e segui empolgado com o blog hehe
    vamo vamo inter rumo a DUBAI

    ResponderExcluir