domingo, 25 de julho de 2010

Novo técnico da seleção brasileira

Eu considero uma das profissões mais desgraçadas que existe. Eu sei que muita gente gostaria de ser técnico da seleção brasileira. Acredto que seja algo que até os estrangeiros tenham interesse. Em tese parece a profissão dos sonhos. Imaginem só poder convocar jogadores para a melhor seleção do mundo de todos os tempos (pra não criar polêmicas estou sendo extremamente objetivo, utilizando como critério, tão somente, os títulos mundiais conquistados).
O problema é bem mais embaixo. A imprensa critica e manipula. Futebol é um esporte que envolve paixão. E a paixão é irracional. As pessoas se envolvem com o futebol de uma maneira estranha. É possível ter afinidade com um jogador perna de pau que salvou o seu time da segunda divisão no último jogo do campeonato brasileiro há 10 anos atrás. É possível um torcedor ter afinidade com esse jogador de modo a querer a sua convocação para a seleção brasileira. O técnico, coitado, tem que ser racional. Ele tem que esquecer a paixão (como???). É difícil. Eu não acredito nem na neutralidade de um juiz de direito. Não tem como!!!
Eu estava em Gramado quando recebi a notícia de que o Muricy Ramalho havia sido escolhido para ser o técnico da seleção. O garçom do restaurante onde eu estava almoçando me disse isso. Fiquei conversando com ele e analisamos brevemente a escolha. Eu a adorei! Só não entendi muito bem os motivos. Não me entendam errado. Vou explicar. Eu sou fã do Muricy. É o melhor técnico que já treinou o Inter. Queria ele aqui de volta. No sábado o fluminense era o líder do campeonato. E olha que o time é bem fraco, com exceção de alguns jogadores, como o Fred. O que eu não entendia é que ele é tão "seco" quanto o Dunga. E, quando irritado, dá as respostas mais grosseiras possíveis! Ele não tem muita paciência para perguntas idiotas de jornalistas e nem aceita se submeter a decisões arbitrárias de dirigentes. Em tese o Ricardo Teixeira teria a ingerência mínima sobre a seleção, assim como ocorreu com o Dunga. E mais: os problemas com a imprensa continuariam. Novamente, a escolha se daria pela capacidade e pela competência do técnico, mas eu teria muita pena do Muricy. Coitado do Muricy...
No fim, o fluminense não só não o liberou para assumir a seleção como planeja ampliar o seu contrato para o ano de 2012.
Restou, então, a segunda opção: Mano Menezes. Ele já foi técnico do Inter, sabiam? Sim, ele treinava as categorias de base antes de ir para o Caxias e vencer o Grêmio. Depois disso foi contratado pelo time de azul. Ele tem uma raiva do Inter por não ter tido maiores oportunidades aqui. Sempre dá umas alfinetadas. Ficou magoado, fazer o que? É um excelente técnico. É um cara com o perfil completamente diferente do que tem o Felipão e o Dunga. Ele é calmo. Tem sangue frio. A paciência dele é enorme. A imprensa não só o adora como o idolatra. Ponto para o Ricardo Teixeira! Só não entendi o motivo pelo qual ele não foi a primeira opção. É claro que o Muricy é mais competente, mas o Mano está logo abaixo dele e, com certeza, terá uma relação mais tranquila com a imprensa e com os torcedores.
Eu não vou mentir: gostei da escolha, mas sei que o Mano terá problemas. Pra ele é algo fantástico, excelente! Pra alguém que jogou em times inexpressivos no interior do Estado e treinou times pequenos, chegar na seleção brasileira é um grande feito! Eu lembro que o Dunga não havia treinado time algum antes de chegar na seleção, então isso deve ser relevado. Desejo a ele muita sorte e que ele consiga se manter calmo! Uma coisa é certa: a missão é quase impossível! O Brasil tem a obrigação de vencer a copa de 2014! Nem o vice campeonato nos serve! É uma profissão realmente ingrata, mas todo mundo gostaria de ser o Mano Menezes! É tão contraditório quanto verdadeiro! As pessoas esquecem que as outras 31 seleções que disputam a copa querem igualmente ser campeãs. Fora isso, também entendo que o Brasil tem a obrigação de vencer, mas pelo motivo lógico: é o melhor time do mundo!

2 comentários:

  1. Ai, ai ai... Mais um que acha que a culpa de todos os problemas do mundo é da imprensa... JP, sem a imprensa você não colocaria esse blog no ar. existem bons e maus jornalistas quanto advogados, médicos, policiais, etc. Só político é uma raça desgraçada que não tem salvação. De resto, todas as profissões tem prós e contras. O Mano é uma incógnita. Se quiser pensar que é um bom treinador porque levou dois grandesclubes de volta à série A, tudo bem. Sabe montar equipes com o que tem na mão e fazer o time jogar de modo eficiente. Mas por outro lado, é um cara que nunca ganhou nada expressivo. Muricy foi ético. E isso deve ser valorizado, independentemente de patrocinadores do Flu, diretoria, etc. É o técnico mais vencedor dos últimos tempos e está acostumado a grandes desafios. O problema com a imprensa que se f... O que eu quero ver é título. Dunga não ganhou bosta nenhuma que iunteressasse sendo turrão e mal educado. Muricy teria mais chances que ele. Vamos torcer pelo Mano. A convocação foi legal e está dado o primeiro passo para uma renovação gradual da seleção. Ainda acredito que Kaká, Lúcio, Luíz Fabiano, etc, vão voltar a ser convocados. é o começo e dia 10 a gente vai ver um futebol com mais cara de Brasil (espero). abs!

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao Muricy, eu penso o seguinte.

    Primeiro: há uma grande difereça entre a relação do muricy e do dunga com a imprensa. De fato os dois não tem paciência nas coletivas e todo esse lado ligado ao péssimo humor. Só que, fora da sala de coletivas, todos caras curtem o muricy. Dizem que ele é gente boa, que conversa, que adora falar de futebol. Muitos acham engraçado o jeito que ele responde às perguntas. Você assiste a programas e sabe disso, JP. O dunga não. Se pudesse, mandaria todos pro inferno! haha

    É claro que é legal a valorização da palavra, de respeitar o que acordou, do que assinou. Isso é mto digno. Porém, tudo tem um limite. Se ele desse essa explicação para recusar um convite de outro clube que ofereceu mais grana, ir para outro pais e abandonar o clube, eu aplaudiria e diria que foi uma atitude sensacional, que poucos ousariam tomar. No entanto, o convite era para representar a patria, numa copa a ser disputada em solo nacional. Algo UNICO. Um privilegio sem tamanho! É uma situação que transcende um acordo entre treinador e clube. Não seria desrespeito algum para o fluminense o muricy aceitar o cargo maior de sua profissao. tudo isso pra dizer que acho que ele fez a maior CAGADA!

    Segunda opção, achei legal a escolha do mano, apesar de, como disse o pedro, não ter ganho um time realmente expressivo. No entanto, acho ele um cara sério, gosto do perfil dele e acho que entende de futebol e sabe o que o povo brasileiro quer ver.

    Por fim, JP, pode parar, mas é uma profissao dos sonhos sim. Ganha muito bem, pode escolher os melhores do país, ta sempre viajando, conhecendo o mundo, parando nos melhores hoteis, ha varios periodos em que nao esta na correria do dia-dia, pois a seleção na joga toda hora..Se isso nao for bom, nao sei oq é.. Claro que há uma pressao gigantesca.. mas se não aguenta, que nao aceite!

    ResponderExcluir