sexta-feira, 2 de julho de 2010

A derrota é amarga...

O post era pra ser outro. O blog era pra ser de outro jeito.
Como eu sou Homem, assumo que errei. O Brasil perdeu pra ele mesmo. Não que a Holanda não tenha merecido a vitória, mas o Brasil jogou muito no primeiro tempo. Poderia ter vencido fácil.
O gol saiu logo no início e, antes disso, o Robinho já tinha feito um gol em impedimento.
A zaga estava perfeita. Ninguém errando.
A Holanda estava tensa, batendo muito e cavando faltas.

Segundo tempo: decepção total. E o Kaká? Depois reclamam que eu chamo ele de Kagado, mas ele não é nem a sombra do melhor jogador do mundo que ele já foi. Buenos Aires está em festa, certamente...
O segundo tempo começou e o jogo era outro. Da tranquilidade do primeiro tempo passamos a temer a Holanda. O time estava nervoso e, num lance bobo, de falta do Michel Bastos, Sneijder cruzou na área e Felipe Melo fez contra. A falha foi do melhor goleiro do mundo, Julio Cesar, que saiu muito mal do gol e atrapalhou o volante do Brasil.
E o pior é eu ter que voltar a falar do Felipe Melo. Um pouco depois do gol ele foi expulso de forma infeliz, pura bobabem. Pisou no Robben, em um lance ridículo. Perdeu a cabeça! E eu sempre o defendi. Ainda mais depois do passe perfeito que ele deu para o gol do Brasil. Putz, logo hoje. Eu até tinha confirmado a sua escalação mesmo quando o médico da seleção disse que ele só teria 40% de chance de jogar. Pena que eu estava certo...
O Dunga vai sofrer, eu sei, mas culpá-lo por hoje não é justo. Pena que o futebol não tem nada a ver com justiça.
Em outro lance bobo, a Holanda fez o segundo gol. Sneijder, de cabeça. Isso que nem alto ele é. Não teve explicação! Falha coletiva do sistema defensivo: o melhor do mundo.
E o pior é que o Brasil se desesperou. E, nesse momento, a Holanda dominou o jogo. O Brasil se jogou no desespero para o ataque e quase tomou uns 3 gols. Julio Cesar, que é quas infalível mostrou o seu lado humano, no pior sentido possível. Eu não o critico. Não sou maluco. Ele é o melhor goleiro do mundo, mas hoje jogou pouco. Decepcionante. Lúcio manteve a média, assim como Juan. Lucio, inclusive, subiu ao ataque, criou boas jogadas. Juan, no fim, deu um carrinho providencial, evitando o terceiro gol da Holanda.
Daniel Alves não jogou nada. Incrivelmente, senti falta do Elano.
E, em relação a convocação do Dunga, eu sou obrigado a voltar a falar dela. Se o Ganso poderia ter resolvido o jogo hoje nem eu nem ninguém no universo pode afirmar. É impossível prever como as coisas teriam sido com ele em campo. De qualquer forma, eu volto a demonstrar o meu apoio pelo Dunga. Pra mim a culpa foi do time, que perdeu a cabeça e os melhores jogadores, em tese, não apareceram em campo (Kaka, Luis Fabiano, D. Alves).
Eu não me importo com as críticas. O Brasil me decepcionou hoje, mas não responsabilizo o Dunga (ainda que eu saiba que várias pessoas estão felizes com a derrota do Brasil). Poderíamos ter vencido o jogo no primeiro tempo, mas faltou eficiência. No segundo, faltou administrar a partida, jogar como se o jogo fosse o último das vidas de cada um. Pareceu salto alto, mas a verdade é que a Holanda, com um futebol rápido, de força também (bateram muito), um pouco de teatro (jogadores achavam que a grama era piscina) e muita eficiência, venceu o jogo.
Tristeza! Tristeza mesmo! Eu acreditei cegamente...
Parece um daqueles pesadelos que
Ou então a fala do Morpheos para o NEO, no filme Matrix: "Have you ever had a dream that you were so sure it was real? What if you were unable do awake from that dream, Neo? How could you know the diffference between the dream world and the real world?" (Tradução: "você já teve um sonho em que você tinha certeza que ele era real? O que aconteceria se você não pudesse acordar, Neo? Como você saberia a diferença entre o mundo dos sonhos e o mundo real?"). É precisamente, assim que eu me sinto. Só que não é um sonho, é pesadelo...
Pronto, podem me bombardear. Eu sigo sendo fã do Dunga!

4 comentários:

  1. JP, se alguém te bombardear é porque você, com seus textos endeusando o Dunga provocaram esse comportamento. estou muito, mas muito triste com a eliminação do Brasil. Sempre torcerei pro-Brasil, independentemente do animal que monta um time desse. (essa foi só pra cutucar mesmo, desculpa aí.) Vamos às minhas avaliações:

    1 - Uma seleção brasileira jamais pode se desesperar da forma que se desesperou no segundo tempo ao ter levado o primeiro gol. E uma das justificativas do Dunga na escalação do elenco foi essa: experiência internacional e experiência de seleção brasileira. Deixou de lado a premissa de que seleção é um conjunto dos melhores do país.

    2 - Felipe Melo. Sempre foi um desequilibrado. Jogou bem, deu um pase brilhante, mas na hora que precisava ter calma, não teve. E não é a primeira vez. Desequilibrado não deve ter lugar em seleção, ainda mais em Copa do Mundo.

    3 - A melhor defesa do mundo. Lúcio e Juan eu tiro dessa. São belíssimo jogadores e fizeram uma Copa impecável. Mas sistema defensivo é um conjunto de pelo menos 5 caras. No caso da seleção retranqueira do Dunga, 6 ou 7. Júlio César tinha que mostrar porque é (reito: é!) o melhor do mundo. Falha grotesca, ridícula. Ele não tinha o direito de falhar do jeito que falhou. NO segundo gol, escolinha do tio joãozinho: Defesa que não marca no primeiro pau, vai tomar bola naquela jogada manjada da casquinha pro meio da área. E o Snidjer sozinho no meio da pequena área... pelo amor de Deus!!! Era o Snidjer!!!!!

    4 - A Defesa do Brasil, a melhor do mundo, levou 4 gols em 5 jogos. Todos de falhas grotescas. Isso é um percentual muito grande para um time "raçudo" cheio de volantes e que joga um futebol de resultados.

    5 - por falar em resultados, minha análise é a seguinte: 5 jogos. 3 vitórias. 1 empate. 1 derrota. Encontrou em seu caminho dois times fraquíssimos (obrigação de vencer), um médio (empatou) e apenas um difícil (perdeu).

    6 - Kaká pode não ter jogado o que poderia se estivesse totalmente recuperado de uma lesão séria, mas deu 3 assistências para 3 gols do Brasil e não jogou uma partida. 3 assistências em 3 jogos, para quem não é um meia armador (é um meia atacante) é um bm percentual. E e se ele faz aquele gol no primeiro tempo, que o goleiro da Holanda defendeu, seria endeusado até por você.

    7 - Dunga. Só pergunto uma coisa: Se o Ramires estivesse no banco ou como titular, não seria uma ótima opção??? Daniel Alves é la-te-ral!!!! Não adianta tentar improvisar, falar que o cara joga em todas as posição que o técnico quiser porque não joga. NÃO JOGA!!! Dunga errou, entre tantos erros, em não ter tirado o Ramires a tempo de ter evitado o segundo amarelo. Eu que odeio o Ramires, tenho que admitir que ele fez falta hoje, pela função que exerce.

    Estou chateado. passado. Triste mesmo. O Brasil amarelou no segundo tempo. Amarelou porque nãp soube lidar com um empate. Não soube jogar da mesma forma que jogou o primeiro tempo. Foi um time assustado, limitado, sem criatividade e quando tentou atacar, o fez de forma estabanada e sem objetividade, quesito que você tanto valorizou nessa seleção do Dunga.

    Infelizmente tenho que dizer que era um desastre anunciado, apesar de eu ter acordado hoje com a sensação de que iríamos sem problemas para a semifinal.

    Abraços. Continue com o Blog. Depois da Copa, muda o nome e vamos falar de brasileirão, Libertadores, Sulamericana, etc. O Galo agora vai!! Diego Souza e Mendez estão na área.

    ResponderExcluir
  2. apenas o seguinte: Eu gostaria que o Brasil ganhasse. Uma pena termos tido um segundo tempo com falta de (muito de)mente. O Dunga não deve ser martirizado, trouxe um grande clima pra seleção e teve um grande retrospecto.

    -Paradigmas são coisas difíceis de derrubar, e hoje um deles se manteve em pé, firme e forte: Nenhuma seleção que ganhou a Copa das Confederações ganhou a Copa do Mundo do ano seguinte.

    ResponderExcluir
  3. Pedro, eu não gosto de perder, mas isso não significa que eu não tenha aprendido a conviver bem com a derrota. Eu vou continuar com o blog e com o mesmo nome. O foco vai ser outro, com certeza, mas não deixo de ser fã do Dunga porque os jogadores do Brasil desistiram de jogar no segundo tempo de jogo contra a Holanda.
    Eu me decepcionei porque o Brasil jogou demais no primeiro tempo e, no segunde tempo parecia a seleção que tomou 3 gols da França (pelo menos não foram 4 da Alemanha).´
    Eu não me importo com críticas. Às vezes a gente acerta, às vezes erra. O importante é discutir, trocar idéias. Continuo achando isso divertido.
    Seguimos nossos debates futebolísticos sim, com certeza.
    Agora o teu atlético tem um time bem melhor do que o do ano passado. Espero que o Luxemburgo acalme os ânimos do Diego Souza e, se conseguir, vai ser fantástico porque futebol ele joga demais.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. JP, você tem que continuar como fã do Dunga, mas do Dunga jo-ga-dor. Não é possível que um cara inteligante como você continue tentando se convencer e convencer os outros que o que ele fez com a seleção foi bom. O Dunga foi um Lazaroni do século 21. E ficou provado que essa história de seleção fechada, isolada, confinada, não é o que se precisa para conseguir um título mundial. Fiocu provado que não foi o oba-oba de 2006 que não deu o título para o Brasil. Ficou provado que o que se precisa é de ousadia, improviso, ginga. Precisa-se de talento. Aí minha teoria volta a campo: Não seria melhor ver a seleção voltar pra casa jogando um futebol bonito, pra frente, sem destemperos? Não falo de firulas. Falo de um time jogando com alegria e criatividade. Um time com mais meias do que volantes e laterais improvisados no meio campo, meios-campos improvisados de laterais. Precisa-se de líderes em campo!!! Vi agora no esporte espetacular cenas xcluivas da câmera da Globo do Lúcio, depois do segundo gol. Em vez de um capitão firme e equilibrado, vi uma cara de choro, expressões que diziam: "Cara... estamos ferardos! Não vamos conseguir empatar nem virar". Lúcio foi exemplo de técnica, força e raça, mas nao de liderança. E a seleção foi bem a cara do Dunga mesmo. Uma seleção nervosa, destemperada (o Robinho estava irreconhecível! Kaká levou cartões que nunca havia levado!). E no Banco, o show particular do nosso comandante, xingando, batendo, esmurrando... em vez de acalmar o time, de orientar, de mexer. Mas mexer era coisa que ele não tinha como fazer mesmo né? Bastava olhar para o banco para ver que não tinha saída mesmo... Dunga errou antes (na absurda escalação), durante (na hora que era para mexer, não mexeu, na hora que era para dar tranquilidade, explodiu nos jogos e nas entrevistas) e errou depois. Ao fim do jogo, sequer cumprimentou seus jogadores, chorando em campo. Correu, fugiu para o vestiário. Foi o segundo Domenech. Sequer teve a cortesia de bom perdedor e cumprimentar o técnico adversário. E assim acabou a era Dunga no comando da seleção. Ele continuará sendo meu ídolo, mas apenas como jogador e capitão do Tetra. Como técnico, jamais. Todos falam que ele ganhou tudo que disputou, mas ningupem se lembra de quantos jogos horríveis o Braisl fez. E garanto que foram a maioria. Péssimo futebol e partidas difíceis contra adversários pífios. MAs uma coisa boa veio disso tudo. O próximo treinador vai ter que fazer diferente. Vai ter que fazer melhor, vai ter que fazer do jeito brasileiro. abraços.

    ResponderExcluir