sábado, 3 de julho de 2010

Alemanha 4 x 0 Argentina

Há alguns anos atrás eu estava em Belo Horizonte e o Marcelo, meu primo (casado com a minha prima Bel), me convidou pra ir em um "sítio" da família dele, que é uma espécie de condomínio de casas, perto da cidade. No caminho, ouvimos no carro o início da transmissão do jogo entre internacional e cruzeiro. O Dadá maravilha comentou o pré-jogo e disse que o jogo seria fácil e que o Inter iria perder. Nisso tocou uma vinheta com a música: "chocolate! Eu só quero chocolate".
Eu, como bom colorado e gaúcho que sou, fiquei p... da cara. Chegamos lá e assistimos o jogo na tv. O Inter venceu o jogo fácil e, como lá a rivalidade é muito parecida com a que existe aqui no sul, os torcedores do atlético ficaram sacaneando os do cruzeiro. Os do cruzeiro rebateram cantando "ão, ão, ão, segunda divisão". No ano anterior o galo havia caído para a série B do brasileiro.
Essa rivalidade entre Inter e Grêmio, Cruzeiro e Galo, me faz lembrar muito o jogo de hoje. Os argentinos estavam confiantes e tinham o apoio de parte da imprensa brasileira. Sim, é a mais pura verdade. Os veículos de mídia publicaram que o Maradona era um exemplo a ser seguido por Dunga, em relação a como dar entrevistas e se portar em campo. Foi rotulado como a "figura" da copa, fora do campo. O time argentino, então, foi ainda mais exaltado. Estavam falando que era o melhor time e que o ataque era sensacional. Inclusive, exaltaram o Maradona por ter disponível vários craques, ao contrário do técnico brasileiro.
E aí eu pergunto? Adiantou alguma coisa? NADA! E aí que entra a história acima do chocolate! A Alemanha acabou com a Argentina. O time europeu humilhou a seleção do Maradona. Messi? Acho que estava com o Kaká em algum lugar longe do campo. Nenhum dos dois apareceu nos jogos decisivos e, nenhum dos dois fez gol na copa. E o pior: nenhum dos dois pode por a culpa na bola, afinal, ambos são patrocinados pela Adidas, a fabricante da Jaaaaaaabulaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaani!
Não vou ser injusto. O time argentino até que tentou jogar bola. Algumas jogadas de ataque foram feitas, mas sem competência alguma, principalmente dos finalizadores. Já a Alemanha, a minha nova favorita, desde a eliminação do Brasil, abusou de sua arma letal: os contra-ataques. Que time rápido. Eu assisti o jogo na casa dos pais do meu amigo Gustavo (Buga) e chegamos ao seguinte consenso: a lesão do Balack foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para a Alemanha. O time joga 100 vezes mais sem ele, assim como Portugal joga muito melhor sem o Deco.
E o que me deixa mais feliz é que só falta um gol para o Klose igualar a marca do Ronaldo. Eu sou brasileiro e deveria ficar triste? Até parece! Eu gosto de jogador raçudo. O Klose não tem metade da técnica do Ronaldo. Em compensação, é muito mais eficiente, joga simples, tem raça, tem coração e nunca desiste de uma jogada. O Ronaldo já foi assim, mas faz tempo...
Espero mesmo que o Klose bata esse recorde. Ele merece. Se ele fosse brasileiro nós teríamos vencido a Holanda. Faltou no Brasil um jogador corajoso como ele que decidisse a partida lá na frente. Poderia ser o Adriano também, se ele não fosse tão inconsequente fora dos gramados. Claro, melhor ainda seria jogadores do nível de Romário, Bebeto, Careca...
O que me surpreendeu positivamente nesse jogo é que a Argentina não bateu nos alemães. Eu tinha certeza que, até o fim do jogo, aconteceria algum tumulto, mas nada houve. Muito estranho...
Eu imaginava que os argentinos fossem capazes de superar a fragilidade de sua defesa com a sua força peculiar. Isso também não ocorreu. O Schweinsteiger, no terceiro gol alemão, deu um drible tão bonito no Higuain que eu tive pena do argentino. Bah, quebrou a coluna dele!
Eu não estou nem um pouco triste com a queda da Argentina. Só não consigo ficar feliz como os sensacionalistas e oportunistas estão fazendo. Os mesmos que exaltavam a seleção hoje querem fazer piadinhas. Ridículo! Não há coerência!
O pré-jogo foi provocativo. Os jogadores alemães foram arrogantes. Disseram que os times sulamericanos não sabem perder e que a Argentina não saberia como reagir à mais uma derrota. Eu juro que achei que isso mudaria o ânimo dos hermanos e... nada!
Time apático!
Eu acho que é um prêmio de consolação a queda da Argentina, mas é muito pouco para o Brasil. É bater em quem está deitado. É chutar quem não tem como se defender. Como eu disse acima, não estou triste, mas não consigo ficar feliz!

Um comentário:

  1. Eu não vi a imprensa endeusando o Maradona como você falou. Eu vi o Maradona como sendo um cara que estava servindo como um grande motivador. UM amigão dos atletas, um cara importante para o moral do time. e claro, um cara que deu muita, mas muita mídia internacional apra a Argentina. A imprensa (pelo menos a que vale a pena assistir, ler e ouvir) Deixou claro que a Argentina tinha um bom ataque, um meio campo razoável e uma defesa ridícula. E o esquema de jogo então??? Só o Mascherano para proteger a defesa e 4 zagueiros de fato??? Um ao lado do outro? Sem laterais? Tá de brincadeira comigo né? Messi sozinho não faz nada. Nem o Kaká. Qualquer craque do calibre dos dois, numa defesa be montada, não vai conseguir fazer alguma coisa. abs.

    ResponderExcluir