quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Jogo da seleção: Brasil 2 x 0 EUA

Esse post é em homenagem aos dois fanáticos pelo futebol sem marcação: Márcio e Pedro (tá, foi só uma piadinha, nada de choradeira).
Ontem estava eu aqui trabalhando (sim, é verdade) na hora do jogo e o Márcio me mandou a seguinte mensagem: "Isso que é Brasil, e olha que não estão entrosados ainda". Bom, depois dessa fui assistir o fim do jogo. Acho que vi uns 15min. Liguei a tv e logo vi o Carlos Eduardo perder um gol que até o Alecsandro faria (o Nilmar também erraria). Ao invés de enfiar uma bomba dentro do gol (que estava com o lado esquerdo escancarado), ele resolveu recuar a bola para o goleiro igual a uma gazela. Antes que vocês comecem a me criticar, eu gosto do Carlos Eduardo. Aliás, pra mim é o último grande jogador "produzido" pelo time azul de Porto Alegre. O que eu não gosto é de displicência.
Bom, meio triste com o gol bisonhamente perdido eu continuei assistindo o jogo. Vi uma sucessão de ótimas jogadas, futebol envolvente e... ...nada! Mas, no fim do jogo, pra minha surpresa, o Ganso deu um elático sensacional! Deixou o jogador americano tão perdido que ele não sabia se ficava parado, se puxava a sua camiseta ou se continuava andando. Deve ter dado "pau" no cérebro dele. O cara não conseguiu acompanhar a velocidade de racicínio do Ganso. Depois ele chutou com a perna direita, que não é a boa. Quase fez um golaço!
Hoje eu vi os principais lances da partida. Vi que o Robinho e o próprio Ganso chutaram bolas na trave.
Vi que o Donovan quase abriu o placar bem no início do jogo e ainda reclamou de pênalti. No lance seguinte o Vitor teve que fazer uma boa defesa porque a zaga do Brasil se atrapalhou. Falando em trapalhadas, lembrei que ontem eu ainda vi o Vitor fazer milagre em outra falha boba da defesa do Brasil. Ele evitou o gol com o pé esquerdo, após uma cabeçada do jogador americano, à queima roupa.
Os gols do Brasil foram bonitos. Em um cruzamento, Neymar cabeceou a bola em diagonal, indefensável. E, o gol do marreca Pato surgiu em um passe nas costas da zaga americana. Ele deixou o bom goleiro Howard deitado e chutou para o gol vazio.
Fazendo uma análise pelos lances do jogo, o Brasil dominou quase toda a partida. O time americano se mostrou impotente. Sim, o time brasileiro fez várias jogadas bonitas, de velocidade. Parecia a Espanha. Pena que isso não se reverteu para o placar do jogo.
Só quero ver esse time leve e "alegrinho" vencer a Argentina em Buenos Aires e o Uruguai em Montevideo, como fez o time do Dunga! É só isso! E, se acontecer eu prometo que faço um post aqui só falando que o bom mesmo é o futebol bonito e não o futebol raça, coração. Prometo! (quero só ver)...

8 comentários:

  1. Impressionante a sua teimosia e recalco. Começou o texto diminuindo a seleção por causa de um gol perdido. Não avaliou o contexto geral do jogo ou dos melhores momentos. Não viu que o time criou muito, mas muito mesmo! Não foi nada parecido com a Espanha, que exagerava na tal "posse de bola". Foi criativo, com tabelas rápidas, toques de primeira, saídas de bola eficientes em vez de chutões para frente o tempo todo. Teve muita movimentação, 3 atacantes, dois meias (O ramirtes ficava um pouco mais, mas sempre aparecia) e apenas um volante mais recuado (Lucas), que algumas vezes também aparecia como elemento surpresa, destruia o contra ataque na bola, sem pisar nos adversários, além de ter acertado quase todos os passes que deu. Por falar em passes, o único que destoou do grupo foi um dos remanescentes da era do seu grande Dunga... Daniel Alves parecia um Leão enfurecido, o único que por qualquer coisinha esbravejava, gesticulava com o juiz, etc. errou um milhão de passes e não acertou nenhum cruzamento. Até isso o Dunga estragou nesse bom jogador. Colocou o lateral para jogar no meio e deu um nó na cabeça do cara. Agora não joga direito em nenhuma das diuas posições. Por várias vezes, haviam 6, 7 jogadores do Brasil próximos à área dos EUA. Aliás, você valorizou no seu texto, muito mais o lance do Donovan (não foi pênalti), sem revelar que o André Santos (um lateral de verdade, não um meia boca improvisado) chegou muito bem na cobertura do zagueiro. Jogar como o Brasil jogou é a essência do futebol. A essência de marcar gols para vencer uma partida. Diminuir o baile que a seleção renovada e sem entrosamento deu nos EUA quase completos - e que vc. mesmo cansou de elogiar na Copa - é realmente desanimador pra quem lê seu blog. Mas como blog é opinião, temos que conviver com sua "ranzinzice" por causa do Dunga Burro. Agora eu tenho certeza que nada, nem argumento algum será capaz de mudar seu conceito. Você é um fã do futebol de resultados, feio, da filosofia da porrada, do meio campo lotado de volantes e da filosofia de que meio a zero é goleada. Nem vem com esse papinho de que gosta de futebol bonito que não cola. esse seu texto foi revelador. E outra... Ninguém aqui chora não JP. É você quem chora o tempo todo tentando ainda justificar que o Dunga foi um bom técnico pelas lembranças que você tem dele como jogador. Dunga foi um técnico que não soube escalar, não soube comandar, não soube gerenciar crises externas e fez uma campanha medíocre no torneio mais importante para os brasileiros. Tomara que a cada jogo o Mano e sua nova seleção deêm shows como esse. Eu ficarei feliz e você tentará, em vão, diminuir a nova seleção por causa da sua paixão enlouquecida pela besta do "técnico" Dunga e seus asseclas pernas de pau e brucutus. Com o tempo você chorará de raiva e eu darei muita risada. Viva o futebol bonito, ofensivo, com poucos ou muitos gols. Viva o Brasil e o futebol brasileiro da nova seleção.

    ResponderExcluir
  2. A pedido, retorno aos comentários.

    JP! Você acabou vendo só a parte em que o jogo já tinha praticamente se decidido, várias substituições em ambos os times já tinham sido feitas.. então só pelo final do jogo não dá pra tirar maiores conclusões!
    Pelos melhores momentos, dá pra se ter uma idéia. Sim, o time errou mtos gols, mas o importante é que, mesmo sem entrosamento, criou muito. EUA não é um time bobo.

    E nos melhores momentos eles não passam todas triangulações, dribles, lançamentos.. fazia MUITO tempo que eu não via o Brasil jogar tão bonito.

    E o que o ganso joga é absurdo! Lucas muito bem de 1º volante. David Luiz uma ótima surpresa na zaga, sereno, não erra passe, muito bom. Todos, exceto Daniel Alves, do time titular, fizeram um belo jogo.

    Pra primeiro jogo empolga, e empolga muito. Se vai ganhar da Argentina lá, não sei. Não sei se aquele mesmo Brasil do Dunga também ganharia JP, pois é uma copa américa na casa deles, e não vao querer perder duas vezes seguidas pro Brasil lá! Então, isso não quer dizer nada!

    Eu prefiro perder da Argentina lá e ganhar a copa aqui, do que acontecer o que aconteceu com a seledunga!

    E só pra lembrar, a espanha ganhou a copa com um time "leve" e alegrinho! hehe

    PS: Dunga deve ter secado muito ontem! haha

    Da-lhe Brasil!
    "djoga bonitou"

    ResponderExcluir
  3. Pedro, tu não vai me entender, mas tranquilo. O Brasil, nesse momento, não me empolga. Eu queria o título na copa e tenho certeza que o Brasil teria condições de obtê-lo se tivesse mantido, no segundo tempo do jogo contra a Holanda, o mesmo nível técnico do primeiro tempo. Simples assim! Pena que o futebol é pouco lógico e pouco justo. No atual momento o que me empolga é o Inter. É claro que é legal ver a seleção renovada, vencendo o time dos EUA, na casa deles. E sim, eu acho a seleção americana muito boa. Só que, o pedaço do jogo que eu vi já foi estranho. Eles estavam sem o Howard, sem o Donovan e sem o Altidore. Pra mim, junto com o Bradley e o nº 5 (esqueci o nome) são os principais jogadores daquele país. A análise desse jogo do Brasil deve ser feita com muitas ressalvas. Foi apenas o primeiro jogo do Mano. Os jogadores estavam empolgados com a convocação e queriam mostrar serviço, queriam realmente provar que o Dunga estava errado. O Mano, que não é bobo, deve ter trabalhado muito bem o lado emocional deles. Até aí tudo tranquilo! Tudo normal! O que eu disse brincando eu falo sério agora: quero ver esse time leve e alegre vencer uma seleção de ponta, como a Argentina e o Uruguai, nas suas respectivas casas, como o time do Dunga fez! E, é claro, quero ver o Brasil campeão em 2014. Se isso acontecer eu vou dizer o que? Nada! Vou ser obrigado a admitir que eu estava errado! Agora, se o Brasil tiver insucessos nessa longa jornada de 4 anos, aí a crítica vai ocorrer sim. Não vou torcer contra só pra eu ter o que falar. Só acho que todos os times do mundo tem que ter jogadores que marquem firme. O Inter vai ser campeão da libertadores com o Guiñazu "mordendo" sempre. A Inter de milão bateu o Barça com o Thiago Motta. O Milan, do Maldini, campeão em cima do Boca tinha o Gattuso. Essa seleção, sem o Felipe Melo tem quem mesmo? Ninguém! Eu, como fã de futebol, quero ver o Brasil sempre como o melhor time do mundo, mas é muito, muito cedo pra tirar qualquer conclusão.
    Ah, Pedro, não esquece que, quando eu escrevi no orkut que o Ramires era craque tu me criticou... hahaha. O cara joga demais!
    Márcio, é claro que o Dunga deve ter assistido o jogo, mas ele está mais preocupado com o pai dele que está doente do que qualquer outra coisa. E sim, Espanha foi campeã, mas já conseguiu empatar com o México hoje. O que isso significa? Absolutamente nada! hahaha
    Tenham calma. Foi só o primeiro jogo...

    ResponderExcluir
  4. "E sim, Espanha foi campeã, mas já conseguiu empatar com o México hoje. O que isso significa? Absolutamente nada! hahaha" - Tá, então se o inter ganhar a libertadores e empatar o jogo seguinte no brasileiro não significará absolutamente nada! Não viaja, né JP! Acho que nem o Dunga gosta tanto dele quanto você!

    Copa é o que interessa..e a Espanha ganhou sem nenhum brucutu!

    "Eles estavam sem o Howard, sem o Donovan e sem o Altidore." JP, não força!!! Você sabe que estava pro final da partida, e em amistosos sempre fazem 12.000 alterações.

    "Essa seleção, sem o Felipe Melo tem quem mesmo? Ninguém! " - Perai..ninguém é o Felipe Melo, o cavalo que deixou o time na mão na hora mais importante!

    O que significou nada foi a copa das confederações, a copa américa e a ditadura implantada pelo dunguinha hipertensão. Chegou na hora do vamos ver, tomamos gol de cabeça de um anão holandês e nao tivemos capacidade mental de reagir..muito devido à instabilidade emocional do pseudo-comandante dunga.

    E pode ter certeza que ele olhou SIM a partida e secou MUITO, mesmo com seu pai passando por prblemas de saúde. O dunga é rancoroso DEMAIS pra ter perdido a oportunidade de torcer contra!

    ResponderExcluir
  5. JP, o Brasil dominou o meio campo dos EUA com apenas um volante. Lucas tomou todos os espaços ajudado pelo Ramires, que não foi um meia avançado, mas estava um pouco mais recuado. Ramires NÃO É CRAQUE!!! É apenas um ótimo jogador. e se o novo Brasil não tiver ninguém como o Felipe Melo, GRAÇAS À DEEEEEEEUSSSSSSSS!!

    ResponderExcluir
  6. Ah... E ninguém aqui está falando que essa seleção é a melhor do mundo nem que já vai ser campeã da Copa de 2014. apenas estamos vibrando com um primeiro jogo espetacular, que devolveu a todos (ou quase todos né JP...) a vontade de assistir futebol sabendo que algo divertido vai acontecer. Que em algum momento o Brasl vai jogar como Brasil. Estamos tão empolgados exatamente por causa da seleção do seu Dunga burro e seu timinho de brucutus sem banco de reservas.

    Você ainda se prendendo no primeiro tempo conta a Holanda né??? Meus Deus!!! É muita paixão pelo Scwarze-Dunga... Será que ele não sabia que o jogo tem 90 minutos e que o adversároi também joga para ganhar?

    Quais foram as alterações táticas que ele fez no segundo tempo para parar a Holanda? ah... ficou dando murro no poste... Mas claro!!!! Não tinha banco para substituições inteligentes... Pô! mas aí é demais né? Exigir inteligência tática do Dunga é covardia...

    ResponderExcluir
  7. Ô seus malas, quando eu falei do empate da Espanha, a conotação foi totalmente outra! haha. Era pra ser uma piadinha. O "não significa abslutamente nada" fez alusão ao fato de que o empate foi irrelevante, não mudou a condição de campeã do mundo da Espanha. Era uma brincadeira só! É claro que, se o Inter empatar com o XV de piracicaba depois do mundial não via significar que o time de SP é o melhor do mundo. Aliás, se eu não me engano, em 2007 o Inter conseguiu perder para o Juventude, depois de ter vencido o Barça. No futebol não existe time invencível.
    A Espanha venceu sem nenhum Brucutu, é verdade, mas não enfrentou nem Argentina, nem Uruguai, nem o Brasil, enfim, as grandes forças do futebol sulamericano. Ah, tudo bem, o título foi merecido, mas melhor ainda seria se a Alemanha tivesse vencido.
    Malas!!! hahaha

    ResponderExcluir
  8. "A Espanha venceu sem nenhum Brucutu, é verdade, mas não enfrentou nem Argentina, nem Uruguai, nem o Brasil, enfim, as grandes forças do futebol sulamericano". Se o inter ganhar então de um time da ásia e a inter de milão perder pra um time mexicano (tá, qse impossivel, mas apenas vamos supor)..e o inter sair campeão..terá q diminuir o titulo né, já que não tera pego uma força européia! Pô JP, é cada argumento que eu to achando que vc está falando isso só pra "incomodar" a gente.. não pode ser sério!

    E outra.. menos! O inter fez uma boa partida, consistente, mas não foi toda essa maravilha, esse time sensacional que você está achando..claro, a essas alturas não tem como separar muito, já que é torcedor. Na minha opinião, não teve um time excepcional nessa libertadores. O inter ganhará, pois soube aproveitar melhor as oportunidades nas partidas (basta lembrar que até a semi, havia perdido todos jogos fora de casa no mata-mata) e também contou com a famosa sorte de campeão, como no jogo cntra o estudiantes, com aquele gol no ultimo minuto devido a fumaça em campo. Merecem o título, mas que não é um time sensacional, não é! hehe

    ResponderExcluir