terça-feira, 2 de novembro de 2010

Andrigo e um "negócio" chamado futebol...

Andrigo é a nova promessa de craque do Internacional, um dos times que mais revela jogadores o Brasil, seja através de suas categorias de base ou contratando jogadores com potencial, de outros clubes...
Só pra ilustrar (ainda que eu discorde um pouco da minha própria lista): Daniel Carvalho, Nilmar, Rafael Sóbis, Alexandre Pato, Luis Adriano, Giuliano etc.
Esse ano surgiu esse Andrigo, de apenas 15 anos. Ele quase saiu do Beira-rio e foi direto para a Europa. Grandes clubes, como o Barcelona, o queriam por lá. Qual o jogador de futebol que não sonha em ir jogar na Europa? Qual guri não queria estar no lugar dele?
É óbvio que, pensando assim, eu não critico a atitude de seus pais que o queriam tirar do Inter.
Futebol é cruel, não importa em qual perspectiva se olhe.
Amor à camisa? Bah, é raro. O último que eu conheço que sente isso é o Sóbis. Esse já disse que nunca jogaria no Grêmio e toda vez que o Inter é campeão ele pega a bandeira e vai até a torcida. Isso não é coisa de profissional, é algo que só quem ama o que faz é capaz de proporcionar.
Seria a perfeição se isso fosse assim com todos os atletas. A verdade é que o mundo é podre. Somos movidos por dinheiro e a forma mais fácil de alguém obter ascensão econômica é jogando futebol. Fácil? Está bem, não é tão fácil assim. O que eu quis dizer é que a maioria dos jogadores saem de condições precárias de vida para virarem milionários. São raríssimos os casos de jogadores com boas condições de vida antes de iniciarem as suas carreiras. Cito Kaká, Caio (comentarista da globo) e Fernandão...
Os clubes não tem estrutura para incentivar os jovens talentos de família de classe média para serem profissionais.
Pra não desviar o foco, ao mesmo tempo que eu acho sacanagem querer abandonar o clube que o fez despontar para o feutebol internacional, não condeno totalmente a atitude do Andrigo. Ora, como eu disse acima, como alguém com 15 anos pode não querer ir morar na europa e jogar no Barça? Não vou ser demagogo aqui...
Só sei que o guri tá ganhando um baita salário e eu nunca o vi nem no banco de reservas do time principal...
Segue abaixo vídeo com algumas jogadas dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário