segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Adeus, Gordo!

Ronaldo anunciou hoje, 14 de fevereiro de 2011, a sua aposentadoria.
Vou tentar pegar leve (chega a ser irônico, já que o cidadão que se aposentou é uma bolota, mas vou tentar)!
Eu era fã do Gordonaldo e nem tinha como não ser. O cara foi goleador do campeonato brasileiro com 17 anos, atuando pelo Cruzeiro.
Em seguida foi campeão do mundo com a seleção brasileira (ainda que não tenha jogado) e foi vendido ao PSV. Lá, assim como o Romário, jogou muito bem e foi vendido para o Barcelona.
No Barça ele só faltou fazer chover! Ele ficou marcado pelos golaços. Por várias vezes saiu em velocidade com a bola dominada do meio de campo, driblou meia dúzia, chamou o goleiro de meu filho e colocou a redonda no fundo das redes adversárias.
O problema é que ele engordou demais e nunca mais foi o mesmo. Os fãs dele relevam isso, eu me decepcionei tanto que não consigo...
Na Inter de Milão veio a chance de recomeçar. A verdade é que ele não jogou quase nada perto do que jogou no Barcelona. Teve uma séria lesão no joelho e quando se recuperou foi parar no Real Madrid! Que absurdo! Seria o mesmo que o vendido do Guiñazu jogar no Grêmio! Não fez quase nada no Real e foi parar no Milan onde teve atuações muito abaixo da média dele.
Voltou ao Brasil e foi campeão paulista merecidamente. Deixou o zagueiro lerdo do SPFC (hoje joga no... inter... que merd..), Rodrigo, na saudade, fez golaço contra o Santos na Vila etc.. Foi campeão da copa do Brasil também, ainda que de forma irregular, mas fez gol na final (ainda que a falta que originou o lance do gol tenha sido cobrada com a bola rolando).
Decidiu parar porque em 2010 ficou praticamente tratando de lesões e do excesso de peso. Em 2011 teve a chance de dar a volta por cima com a pré-libertadores, mas acabou decepcionando novamente. O time foi desclassificado pelo PODEROSO Tolima e foi embora o sonho de ser campeão sulamericano. A torcida, com razão, se revoltou, ainda que tenha exagerado na dose.
O Ronaldo, depois que chegou ao topo, não conseguiu se manter lá. Foi campeão do mundo com a seleção por duas vezes (ainda que na primeira, como dito acima, não tenha jogado) e é o maior artilheiro da história das copas do mundo. É claro que só não foi superado pelo Klose porque o alemão não jogou a última partida na copa de 2010. De qualquer forma, não posso ignorar esse feito do nosso amigo arredondado.
Não vou falar da sua conduta fora dos gramados porque é ridícula além de ter dado péssimos exemplos para as gerações futuras. De qualquer forma, se for pra lembrar do Ronaldo, que seja da época do Barcelona. Lá ele foi o melhor jogador do mundo e, de forma merecida, todos o reverenciavam. Eu nunca vi um jogador com tanta força, técnica e precisão no chute. Pena mesmo que isso durou muito pouco e nem ele nem nenhum outro jogador, depois disso, coneguiu atingir o mesmo nível.
Adeus, bolota e obrigado pelo futebol apresentado no Barça! Isso sim faz falta! Tudo o que aconteceu depois foi mero rascunho desse brilhantismo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário