quinta-feira, 11 de março de 2010

Dunga

Carlos Caetano Bledorn Verri. Esse é o nome dele.
Sim, ele foi o símbolo daquilo que alguns consideram a pior seleção de futebol que o Brasil já teve.
Em 1994 se redimiu. Jogou muito e foi o capitão do tetra.
Alguns jornalistas do canal Sportv comparam o time de 1994 com o time atual do Brasil. Sim, tem algumas semelhanças. Um futebol competitivo, uma defesa sólida e um ataque eficiente. Defeito? o meio de campo.
Não existe time de futebol perfeito. Sempre há apenas o time a ser batido (foi o que aconteceu com o Barça no Japão em 2006 e com o Liverpool em 2005).
Eu não discordo de que há semelhanças entre as duas seleções (1994 e 2010), mas eu vejo o lado bom da coisa. O Brasil em chance de ganhar novamente a copa exatamente porque as semelhanças entre essas equipes são virtuosas. O meio campo do Brasil, ainda que não seja perfeito, é brigador, é marcador e busca a vitória o tempo inteiro. Isso é algo muito positivo. O que falta mesmo é outro articulador, pra jogar ao lado do Kaká (que tá passando por uma má fase no R. Madrid).
O que não se pode esquecer é que o Felipe Melo joga muito bem na seleção (desde que ele apareceu nunca mais perdemos um jogo sequer). O que os críticos podem falar sobre isso? Absolutamente nada! NADA! Parece até que torcem pro Brasil ir mal só para falarem depois: "eu disse que o Dunga é burro! Deveria ter levado o Ronaldinho". Rídiculo. Por que o Ronaldinho não jogou bem contra a Inter de Milão? Por que a Inter de Milão, mesmo sem o Ibra vai ser campeã novamente na Itália? Por que é um time aguerrido, com coração, com raça, com determinação e com o Lúcio na zaga.
Ah, o título do posto é "Dunga", né? Assitam ao filme "todos os corações do mundo", que mostra os melhores lances da copa de 1994. Vejam quantas vezes o Dunga deixou o Romário e o Bebeto na cara do gol. Vejam quantos passes de três dedos ele deu. Vejam quantos lançamentos perfeitos ele fez, quantos carrinhos e desarmes ele praticou. É fácil - qualquer criança vai perceber que ele foi o símbolo da garra daquela seleção e, por isso, aliado à técnica apurada de Romário e Bebeto e as qualidades dos demais jogadores, o Brasil venceu aquela copa.
Não falem mal do Dunga só por falar. Ele fez muito pelo Brasil e pelo Sport Club Internacional.

Um comentário:

  1. Esse dunga tirou nilmar e kleber da final da copa do brasil

    DUNGA TRAIDOR hehehe

    cara eu era fã dele, mas depois dessa....

    aee JP achei show o novo blog hehehe

    ResponderExcluir